Meninas Digitais

Workshop de ações, projetos e experiências conduzidas por meninas e mulheres na área de computação.

Meninas Digitais

Sobre o Meninas Digitais

O Workshop Meninas Digitais da Escola Regional de Computação Bahia-Alagoas-Sergipe é o fórum para discussões embasadas por pesquisas e atividades extensionistas desenvolvidas por e para mulheres em qualquer dos níveis educacionais (educação básica, ensino médio e educação superior) em sua região de abrangência.

Previsto para acontecer durante a ERBASE 2025, o Workshop Meninas Digitais tem o objetivo de proporcionar uma ambiência favorável ao debate, à divulgação de pesquisas e atividades extensionistas e estimular o surgimento de outras iniciativas que visem intensificar a presença e permanência das meninas e mulheres em cursos das áreas da Computação.

Segundo análise do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), os dados do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq (2023) mostram que houve uma evolução considerável na distribuição por sexo nas atividades científicas ao longo do tempo, com um aumento constante e significativo da participação das mulheres para 52% em 2023. Entretanto, ao analisar os dados por área de conhecimento, entre os pesquisadores na área das Engenharias e Computação, essa porcentagem cai para cerca de 31,1%. Essa sub-representação reflete os desafios históricos enfrentados pelas mulheres no campo tecnológico, que incluem barreiras culturais, falta de incentivos e um ambiente profissional predominantemente masculino.

Público-alvo

O público-alvo deste evento é formado por estudantes do ensino médio; médio-técnico; graduação, que já desenvolvem projetos acadêmicos em suas respectivas instituições, sob orientação de professores(as)/pesquisadores(as) da área de Computação e afins; e estudantes de pós-graduação da área de Computação e afins que buscam por um espaço para discutir resultados preliminares de seus trabalhos.

O Workshop Meninas Digitais passa a ser a oportunidade de fortalecimento da presença feminina na Computação e áreas afins, por meio da divulgação de iniciativas dessa natureza, pesquisas concluídas ou em desenvolvimento encabeçadas por mulheres. É incentivada a participação das estudantes de todos os níveis educacionais, que podem submeter os resultados de Iniciação Científica e de Extensão em projetos dessa área, compartilhando esse espaço com pesquisadoras e alunas da região compreendida pelos Estados Bahia, Alagoas e Sergipe.

Trilhas de Submissão

  • Pesquisa Científica
  • Ferramentas
  • Relatos de Experiência

Trilha 1 – Artigos de pesquisa

artigos de investigação original ou estudos relacionados a tópicos relevantes e de interesse atual para a imersão de mulheres nas áreas de tecnologia, com rigor metodológico, apresentação e análise de resultados qualitativos e/ou quantitativos.

Trilha 2 – Ferramentas

artigos que apresentem o desenvolvimento ou a análise de softwares, aplicativos, frameworks e ferramentas computacionais visando o público feminino.

Trilha 3 – Relatos de experiência

artigos de relatos de experiência relacionados à extensão ou ensino para compartilhar experiências práticas. Espera-se que os artigos nesta trilha descrevam cuidadosamente experiências voltadas à apoiar e promover a participação de mulheres nas áreas de tecnologia, com fundamentação teórico-metodológica na área de estudo.

Por que participar do Workshop Meninas Digitais?

A Escola Regional de Computação Bahia-Alagoas-Sergipe (ERBASE) é reconhecida como um dos principais eventos regionais do país na área da Computação. Uma das suas principais contribuições neste evento está no fomento à melhoria na qualidade de formação dos estudantes da região. Muitos de seus egressos, de pós-graduações reconhecidas nestes estados, dão seus primeiros passos na pesquisa neste evento publicando artigos, apresentando seus trabalhos ou participando de seus diversos Workshops e minicursos.

Todos os artigos aceitos apresentados durante o evento comporão os anais do workshop, que são publicados na SOL (Biblioteca Digital da Sociedade Brasileira de Computação), possibilitando ampliar a visibilidade da participação feminina nas áreas abrangidas pela ERBASE.

Os artigos selecionados serão apresentados em sessões técnicas e publicados em meio digital. Para a submissão da versão final do artigo, os autores podem verificar a matéria e enviar também o termo de cessão de direitos autorais via SBC, que pode ser encontrado na seção de links úteis.

Tópicos de interesse

  • Análise de dados educacionais sobre mulheres e Computação no ensino fundamental, médio ou superior
  • Análise de dados no mercado de trabalho de Computação para mulheres
  • Ferramentas e jogos educacionais visando o público feminino
  • Intervenções educacionais de apoio a mulheres na educação básica e no ensino superior em Computação
  • Inclusão e acessibilidade na Computação para o público feminino
  • Interseccionalidade
  • Letramento digital do público feminino
  • Relato de experiência no ensino fundamental, médio ou superior
  • Relato de experiência no mercado de trabalho

Submissão de artigos

As submissões deverão ser feitas via plataforma JEMS 3 da SBC: https://jems3.sbc.org.br/meninasdigitais2025

O formato dos artigos deve seguir o padrão da SBC: https://abrir.link/dPIeo . O limite total é de 12 páginas , sendo no mínimo 8 e no máximo 10 de texto, e até 2 páginas para Agradecimentos e Referências Bibliográficas.

Durante o julgamento dos trabalhos, serão observados os critérios de originalidade, relevância, apresentação e qualidade técnica e científica da produção. As submissões consideradas para análise do Comitê Científico serão aquelas de trabalhos com a primeira autoria feminina (podendo ter coautores masculinos). Para todos os casos, os trabalhos devem estar em andamento (com resultados preliminares) ou terem sido concluídos.

Os trabalhos selecionados serão apresentados em sessões técnicas e publicados em meio digital. Para que o artigo seja incluído nos anais do evento, é obrigatória a inscrição de pelo menos um dos autores.

A seleção será feita por meio de revisão por pares (Blind Review), garantindo a imparcialidade do processo. Cada trabalho será avaliado por, no mínimo, dois revisores, e serão aceitos os melhores avaliados, respeitando o número máximo de apresentações definidas para o evento.

Serão aceitas apenas submissões anônimas, ou seja, os trabalhos não devem citar os nomes das pessoas autoras, de Projetos, de Instituições e de cidades, ou ainda links para websites que revelem tais informações.

Sugestões para tornar seu trabalho anônimo incluem:

Remova qualquer identificação de autoria, no espaço destinado ao nome dos autores <omitido para revisão> e das instituições <instituições dos autores> Remova as citações de artigos de sua própria autoria ao longo do texto. Se houver necessidade de citação, use o termo <omitido para revisão>. Evite citar uma grande quantidade de trabalhos de sua própria autoria. Atenha-se ao mínimo de trabalhos suficiente para contextualizar a nova contribuição, como se fosse um trabalho escrito por outra pessoa aos olhos de quem lê sua submissão. Evite expressões do tipo “Em trabalhos anteriores, nós […]” seguidas de uma citação explícita de um trabalho de sua autoria ou de seu grupo de pesquisa. Omita a seção de Agradecimentos, se houver; a mesma poderá ser inserida na versão final, caso a submissão seja aceita.

Os autores dos artigos aceitos deverão preencher e assinar o Termo de Autorização de Publicação.

Inscrições

Os autores dos trabalhos aceitos NÃO serão dispensados do pagamento da inscrição na ERBASE. A publicação do artigo nos anais do evento está condicionada à inscrição de pelo menos uma das autoras no evento, bem como à apresentação do trabalho durante a ERBASE.

Datas importantes

  • Data Limite para Submissão: 28 de Junho de 2025
  • Resultados: 11 de julho de 2025 16 de julho de 2025
  • Envio da Versão Final: 18 de julho de 2025 23 de julho de 2025
  • Inscrição de pelo menos uma autora por trabalho: 11 de julho de 2025 23 de julho de 2025
  • Evento: 12 a 15 de agosto de 2025

Coordenação

  • Jislane Silva Santos de Menezes (Instituto Federal de Sergipe)
  • Mai-Ly Vanessa Almeida Saucedo Faro (Universidade Federal de Sergipe)

Links úteis