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Workshop de Educação e Informática Bahia-Alagoas-Sergipe

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Sobre o WEIBASE

O Workshop de Educação e Informática Bahia-Alagoas-Sergipe (WEIBASE) é um evento regional que se propõe a discutir e divulgar avanços no Ensino Superior, Técnico e Básico na área de Informática e Computação, bem como o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Educação.

Voltado para coordenadores de curso, docentes, estudantes e profissionais interessados em metodologias inovadoras, o WEIBASE é um espaço para compartilhar experiências, ideias e soluções que contribuam para o aprimoramento dos processos de ensino e de aprendizagem em Computação e áreas correlatas.

Programação

A programação do evento contará com a apresentação de artigos completos que apoiem a Educação em Computação, o uso de TIC na Educação e a Computação na formação Básica, Técnico e Superior.

Trilhas Temáticas

Trilha 1 – Educação em Computação

Foco em pesquisas sobre o processo educacional em Computação, abordando temas como atração de talentos, inclusão, currículos, metodologias pedagógicas, infraestrutura, integração entre academia e mercado, entre outros aspectos dos processos de ensino e de aprendizagem na área.

Trilha 2 – Uso das TIC na Educação

Destinada a estudos que explorem o uso das TIC no ambiente educacional, incluindo jogos, redes sociais, robótica, plataformas de EAD, objetos de aprendizagem, software e hardware livre, inclusão digital, formação de educadores e inovações replicáveis em diferentes contextos.

Trilha 3 – Relatos de Experiência de Projetos de Extensão em Computação

Espaço para divulgar experiências práticas de projetos de extensão na área de computação, com ênfase nos impactos sociais das ações desenvolvidas. Envolvem iniciativas como letramento digital, uso de mídias sociais, integração comunitária via tecnologia, entre outras.

Trilha 4 - Ensaios

Acolhe textos de natureza crítico-reflexiva que discutam, com originalidade e fundamento teórico e/ou empírico, temas relevantes à Educação em Computação e ao uso das TIC na educação, especialmente a partir de vivências, desafios e contextos dos estados da Bahia, Alagoas e Sergipe. São bem-vindas reflexões sobre práticas pedagógicas, políticas públicas, inclusão, formação docente, entre outros temas emergentes que contribuam para pensar-fazer a educação na região.

Datas Importantes

  • Prazo para submissão de trabalhos: 22 de junho de 2025
  • Notificação dos trabalhos aceitos: 11 de julho de 2025
  • Envio da versão final dos trabalhos aceitos: 18 de julho de 2025
  • Inscrição de pelo menos um autor por trabalho: 11 de julho de 2025 18 de julho de 2025

Submissão de Artigos

Os artigos devem destacar inovações e contribuições relevantes para a educação em computação e o uso das TIC no ensino. As submissões devem ser feitas exclusivamente pela plataforma JEMS 3: https://jems3.sbc.org.br/weibase2025

O formato dos artigos deve seguir o padrão da SBC: https://abrir.link/dPIeo . O limite é de 10 páginas, incluindo resumo, abstract, figuras, tabelas e referências.

Os trabalhos selecionados serão apresentados em sessões técnicas e publicados em meio digital. Para que o artigo seja incluído nos anais do evento, é obrigatória a inscrição de pelo menos um dos autores.

A seleção será feita por meio de revisão por pares (Blind Review), garantindo a imparcialidade do processo. Cada trabalho será avaliado por, no mínimo, dois revisores, e serão aceitos os melhores avaliados, respeitando o número máximo de apresentações definidas para o evento.

Os autores dos artigos aceitos deverão preencher e assinar o Termo de Autorização de Publicação.

Modelos de slides para apresentação

Modelo de slides WeiBase

Ordem das apresentações

WeiBase 1
10min de apresentação e 5 para discussão
13:30 -
13:45
Objetos de Aprendizagem com Inteligência Artificial: Caminhos para a Personalização e Inclusão Trilha 1 – Educação em Computação
13:45 -
14:00
OAs de Engenharia de Computação para a Educação Básica: Despertando o Interesse Científico e Tecnológico Trilha 2 – Uso das TIC na Educação
14:00 -
14:15
Explorando Pensamento Computacional com Minecraft e Arduino para Iniciação à Programação e Microeletrônica Trilha 2 – Uso das TIC na Educação
14:15 -
14:30
Ensino de Lógica Matemática a Modelos de IA: Desenvolvimento de um Agente Inteligente Interativo Trilha 2 – Uso das TIC na Educação
14:30 -
14:45
EverydayTalks: Um Serious Game para Auxiliar Adolescentes com Autismo em Interações Sociais Trilha 2 – Uso das TIC na Educação
14:45 -
15:00
Um levantamento bibliográfico sobre as Tecnologias Digitais e seu uso na Prática Docente Trilha 2 – Uso das TIC na Educação
15:00 -
15:15
Uso de Jogos no Ensino de Arquitetura de Processadores e Sistemas Digitais: Um Mapeamento Sistemático Trilha 2 – Uso das TIC na Educação
15:15 -
15:30
Gamificação no Ensino de Programação para Iniciantes: Um Mapeamento Sistemático da Literatura Trilha 1 – Educação em Computação
WeiBase 2 (Melhores Trabalhos)
15min de apresentação e 5 de discussão
16:00 -
16:20
Extensão em Ciência de Dados: Aprendizados e Desafios com a Computação Desplugada no Ensino Médio Trilha 3 – Relato de Experiência Proj. de Extensão
16:20 -
16:40
Construção de um Arcade Educacional com Materiais Reutilizáveis: uma Abordagem Lúdica e Sustentável para o Ensino Técnico em Informática Trilha 3 – Relato de Experiência Proj. de Extensão
16:40 -
17:00
Uma análise das ações realizadas pelo Projeto (Omitido Para Revisão) em sua contribuição na formação profissional de estudantes universitários Trilha 3 – Relato de Experiência Proj. de Extensão
17:00 -
17:30
Desenvolvimento e Validação de um Artefato Educacional via Design Science Research Trilha 2 – Uso das TIC na Educação
17:30 -
18:00
JAEB: Avaliando um editor Java acessível para estudantes com deficiência visual em uma disciplina de programação orientada a objetos Trilha 1 – Educação em Computação

Coordenação