FreeBASE

Apresentação

O FreeBASE – Workshop de Software Livre Bahia-Alagoas-Sergipe – é um evento que visa promover e discutir as diversas maneiras de participação de estudantes e profissionais em projetos e comunidades de software livre e de código-aberto (FLOSS), seja na utilização, divulgação, desenvolvimento ou quaisquer outras formas de contribuição. Além disso, visa ressaltar a importância da cultura livre não só no meio acadêmico, mas como ferramenta de apoio ao desenvolvimento social. Em linhas gerais, este workshop tem o propósito de enriquecer as atividades relacionadas a FLOSS no evento, buscando fomentar a cultura livre e disseminar a ideia de liberdade.


Programação

DIA 29/04/2016 - SEXTA-FEIRA - SALA Mundaú
Início as 16:00h (15 min de apresentação + 5 min para perguntas)
HorárioTítulo do trabalhoAutores
16:00Uma Proposta de Arquitetura de Software Multicamadas para a Web das Coisas Cristiano Gonçalves (UNEB), Susana Silva Allexandre Soares (IFBA), Italo Novai(Student), Igo Romero (IFBA), Icaro Souza (IFBA), Luis Carvalho (IFBA).
16:20Captura e processamento de sinais com Linux e microcontrolador PICMaercio Costa (UFS), Leonardo Matos (UFS),Marco Túlio Chella (UFS).
16:40RI-Br: Proposta de um Sistema Web de Repositório InstitucionalBreno Andrade (IFBA), Moara Brito (IFBA), Pablo Matos (IFBA-Campus Vitória da Conquista), Alberto Rebouças (IFBA).
17:00Desenvolvimento de uma Lixeira Robô de Baixo Custo com Software LivreFrancisco Nascimento (Estácio FAL), Abrahan Lincoln Cordeiro (Estácio FAL), Jalon Vitor Cerqueira Silva (Estácio FAL), Rafael Santana (Estácio FAL), Fábio Moreira (Estácio FAL).
17:20Uso do Sistema de Informação Geográfica QGIS como ferramenta auxiliar para tomada de decisão: um estudo de caso na empresa dos Correios de AlagoasJean Teixeira (IFAL), Mônica Cunha (IFAL).
17:40Robótica Livre nas Escolas Cristiano Gonçalves (UNEB), Susana Silva(UNEB), Josualdo Dias (UFBA), Hugo Saba (UNEB).

Inscrições

Os autores dos trabalhos aceitos NãO serão dispensados do pagamento da inscrição na ERBASE, nem do pagamento dos minicursos e laboratórios. Além disso, a publicação do artigo nos anais do evento está condicionada à inscrição de pelo menos um dos autores no evento e à apresentação do trabalho na ERBASE.

Tópicos de Interesse

Autores são convidados a submeter artigos originais, que tratem de trabalhos concluídos ou em andamento, relacionados com pesquisas ou casos de sucesso envolvendo software livre. Os principais tópicos de interesse incluem (mas não estão limitados a):

- Motivações, aspectos sociais e dinâmicas/processos de desenvolvimento em comunidades de FLOSS;
- Aspectos de Engenharia de Software em projetos de FLOSS;
- Cultura Livre e ética hacker;
- Aspectos legais e econômicos de FLOSS;
- Robótica livre;
- FLOSS no contexto educacional;
- Projeto, desenvolvimento e evolução de FLOSS;
- Caracterização de projetos FLOSS a partir de análise de dados de diversas fontes;
- Ferramentas de apoio ao desenvolvimento de software, com foco nas necessidades dos desenvolvedores de FLOSS.

Ressaltamos que os trabalhos submetidos devem preferencialmente ter o software livre como foco central de investigação.

Tópicos de Interesse

Os artigos devem ser escritos em português ou inglês e conter entre 6 (seis) e 10 (dez) páginas, incluindo resumo, figuras e referências bibliográficas. A formatação do texto deve seguir o padrão adotado pela SBC. Serão aceitos trabalhos apenas no formato PDF (Portable Document Format). As submissões deverão ser feitas exclusivamente por via eletrônica no link https://jems.sbc.org.br/home.cgi?c=2490. As submissões deverão ser feitas exclusivamente por via eletrônica. O não cumprimento destas regras implicará na imediata desclassificação do artigo.

Coordenação

team 1

Alexandre Braga (Estácio FAL)

Resumo biografia.

team 1

Sandro S. Andrade (IFBA)

Sandro Andrade é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBa), Doutor em Ciência da Computação e Mestre em Mecatrônica, ambos pela Universidade Federal da Bahia (UFBa).


Comitê do Programa

● André Britto - Universidade Federal do Sergipe
● Beatriz Andrade- Universidade Federal de Sergipe
● Daniel Oliveira Dantas – Universidade de São Paulo
● Débora Maria Coelho Nascimento – Universidade Federal de Sergipe
● Dinani Amorim – Universidade do Estado da Bahia / FACAPE
● Edilayne Salgueiro - Universidade Federal de Pernambuco
● Elthon Oliveira - Universidade Federal de Alagoas
● Filipe Saraiva – USP
● Jovan Andrade – Universidade Federal de Sergipe
● M. Aragão – Universidade Federal de Sergipe
● Rafael Jacauna – Universidade Federal de Sergipe
● Ricardo Salgueiro – Universidade Federal de Sergipe
● Rodrigo Rezende – Rede Nacional de Pesquisas
● Rodrigo Souza – Universidade Federal da Bahia