INOVABASE

Apresentação

O InovaBASE (Competição de Ideias Inovadoras em Tecnologia Bahia-Alagoas-Sergipe) é um evento que promove uma competição entre os alunos da área de Tecnologia da Informação (TI) através da exposição de ideias focadas em projetos com abordagem inovadora. Em sua sexta edição, o evento visa estimular a criatividade e a atividade empreendedora dos alunos de TI, fomentando a geração de novas ideias que contribuam para o desenvolvimento sustentável da sociedade.

O principal objetivo do InovaBASE é atrair ideias inovadoras que estejam na fase de conceito/protótipo e que atendam as seguintes premissas:

• Tenham sido desenvolvidas por discentes regularmente matriculados em cursos de graduação, técnicos ou tecnólogos da área de TI ou afins (os autores devem ser alunos em nível de graduação/técnico, ou terem concluído o curso a partir de 2016);
• Resolvam um problema real que tenha demanda de mercado ou que atenda uma nova demanda para os próximos 12 meses;
• Tenham um forte apelo tecnológico utilizando ou integrando várias tecnologias inovadoras;
• Possam ser comprovadas e demonstradas tecnicamente;
• Não tenham sido premiadas em edições anteriores do evento e/ou eventos similares;
• Não sejam frutos de plágio.

É importante salientar que os direitos autorais dos projetos submetidos ou premiados pertencem aos seus respectivos autores, reservando-se aos órgãos envolvidos na organização da ERBASE a prerrogativa de publicá-los e/ou divulgá-los por qualquer forma ou processo, em conjunto ou separadamente.


Programação

DIA 29/04/2016 - SEXTA-FEIRA - SALA Jequiá
HorárioTítulo do trabalho
10:30FindDoc: encontrando documentos perdidos
10:50Elógico: aplicativo que vai fazer a sua cabeça!
11:10DayBeer: um aplicativo móvel para busca por bares e baladas
11:30Xepa: aplicação móvel para facilitar a venda de produtos próximos a data de validade

Datas Importantes

14/03/2016 – Prazo final para submissão de trabalhos (PRORROGADO!)
31/03/2016 – Notificação de trabalhos aceitos (PRORROGADO!)

10/04/2016 – Entrega da versão final dos trabalhos aceitos

Inscrições

Os autores dos trabalhos aceitos NÃO serão dispensados do pagamento da inscrição na ERBASE, nem do pagamento dos minicursos e laboratórios. Além disso, a publicação do artigo nos anais do evento está condicionada à inscrição de pelo menos um dos autores no evento e à apresentação do trabalho na ERBASE.

Submissão de Trabalhos

Os projetos serão inscritos por equipes compostas por dois ou três alunos, preferencialmente, orientados por um professor (não obrigatório). As submissões deverão ser feitas exclusivamente por via eletrônica (https://jems.sbc.org.br/home.cgi?c=2491), obedecendo o formato de um relatório conforme previsto no item "Seções do Relatório" (ver abaixo).

Seções do Relatório

Os itens do relatório deverão ser redigidas em folhas numeradas sequencialmente obedecendo à estrutura do relatório e normas de formatação descritas abaixo:

FORMATAÇÃO
• Quantidade de páginas: 3 a 5;
• Papel: A4 (21 x 29,7 cm);
• Espaçamento entre linhas: 1.5 cm;
• Fonte: Arial, tamanho 12;
• Margem superior, inferior e esquerda: 2.5 cm. Margem direita: 2 cm. Cabeçalho e Rodapé: 1.25 cm;
• Formato do arquivo: pdf.

Seções do Relatório

A Ideia – Faça um breve histórico sobre a ideia a ser abordada, assim como as motivações que levaram os autores a proporem o projeto. Defina o seu produto claramente, o que ele faz (evite detalhes de como ele funciona) e o que torna ele diferente sobre o que ele faz. Você deve incluir também citações de especialistas de mercado para validar o problema detectado. Convença o leitor que o seu produto resolve um problema real de mercado de uma maneira eficaz e inovadora.

Análise de Mercado e Competitividade – Descreva as oportunidades para o seu produto e serviço. Defina um segmento de mercado que representa a melhor oportunidade de comercialização e justifique a escolha deste mercado. Inclua o tamanho do segmento diretamente relacionado ao produto/serviço.

Capacidade de Realização – Coloque a tecnologia e o seu estágio de desenvolvimento em uma perspectiva. Descreva se a sua tecnologia é derivada de um trabalho existente, os resultados de um experimento de prova de conceito, um protótipo de laboratório ou até mesmo o ciclo de vida de desenvolvimento. Inclua estimativas de tempo e custo para criação de um protótipo (se ainda não existir) que pode ser apresentado para potenciais clientes. Deixe claro o estado atual da ideia (explique o que está pronto). Descreva como a sua tecnologia continuará superior às existentes.

Proposição de Valor – Defina o valor da oportunidade em termos de tamanho de mercado, valor do produto para potenciais clientes e os custos de colocar o seu produto no cliente. Nesta seção, deverá ser indicado por que o cliente comprará o seu produto.

Riscos e Ameaças ao seu Produto – Descreva os principais riscos e ameaças para entrar no mercado proposto. Inclua informações relevantes sobre regulações, decisões de compra, cadeias de suprimento relacionadas ao seu produto ou outras características do seu mercado que devem ser superadas.

Concorrência – Identifique os concorrentes (diretos e indiretos) e seus pontos fortes e fracos, canais de distribuição, custos e preços de venda praticados, políticas de crédito e formas de divulgação.

Formato da Competição

Na primeira fase, as equipes deverão submeter o relatório como forma de inscrição no InovaBASE. Os trabalhos submetidos serão avaliados por no mínimo dois revisores. O(s) autor(es) com propostas selecionadas deverão submeter a versão final do trabalho contendo as alterações sugeridas, caso existam.

Na etapa final, as equipes farão uma apresentação oral para uma banca de juízes durante a programação oficial da InovaBase, onde serão escolhidos e premiados os três melhores trabalhos. Excepcionalmente, a banca poderá decidir em agraciar trabalhos com menções honrosas.

Coordenação

team 1

Adilson Jorge dos Santos (CESMAC)

Possui Especialização em Informática pela UFAL (1994), Especialização em Administração Rural pela UFLA (1993), e Mestrado em Administração de Empresas pela UFAL (2000).

team 1

José Valentim Filho (UFRB)

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela UFPB (1996), mestrado em Engenharia Elétrica pela UFRJ (2002), e doutorado em Engenharia Elétrica em programa de cotutela entre a COPPE/UFRJ e a UPS-França.


Links Relacionados

Página no Facebook - https://www.facebook.com/InovaBase-814158495278259/

Comitê do Programa

● Adilson Jorge dos Santos - Centro Universitário Cesmac
● José Valentim dos Santos Filho - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
● Fernando Antônio Dantas Gomes Pinto - Centro Universitário Cesmac
● Victor Travassos Sarinho - Universidade Estadual de Feira de Santana
● Angelo Conrado Loula - Universidade Estadual de Feira de Santana
● Hyggo Oliveira de Almeida - Universidade Federal de Campina Grande
● Mário Hozano Lucas de Souza - Universidade Federal de Alagoas
● André Atanasio M. Almeida - Instituto Federal da Paraíba
● Jorge Luis Cavalcanti Ramos - Universidade Federal do Vale do São Francisco