O Workshop de Educação e Informática Bahia-Alagoas-Sergipe (WEIBASE) é um fórum regional que visa divulgar e discutir os avanços
político-pedagógicos na educação superior e técnica em cursos de informática e o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação. O público-alvo deste evento é formado por coordenadores de curso, professores, estudantes e profissionais interessados em técnicas inovadoras voltadas à melhoria do ensino de informática e também no uso de tecnologias para o aperfeiçoamento de processos de ensino-aprendizagem. A programação do WEIBASE contará com a apresentação de artigos completos e de ferramentas computacionais de auxílio ao ensino de informática e das demais áreas do conhecimento. Para o evento, é esperada a submissão de artigos relacionados aos seguintes temas (não exaustivos):
Trilha 1 – Educação em Computação
Atração de talentos para a computação;
Cursos, currículos, programas e iniciativas educacionais;
Desenvolvimento de ferramentas de auxílio ao ensino-aprendizagem de computação;
Educação a distância na área de computação;
Educação inclusiva;
Ensino de hardware;
Estilos de aprendizagem;
Ética;
Expectativa do mercado/sociedade e perfil do profissional egresso;
Prática profissional;
Experiência com o uso de software livre;
Experiências de projetos de extensão universitária com o auxílio da computação;
Experiências inovadoras na elaboração de grades curriculares para
cursos de computação;
Formação multidisciplinar em cursos de computação: experiências e tendências;
Grandes desafios de educação em computação;
Infraestrutura e políticas de atualização (laboratórios, bibliotecas e afins);
Integração academia-indústria e estágios;
Integração entre ensino de graduação e pós-graduação;
Metodologias de avaliação;
Metodologias de ensino e aprendizagem;
Metodologias de ensino na área de computação;
Metodologias de estudo;
Processos de avaliação em cursos de computação (avaliação de docentes,
discentes, curso, entre outros);
Trabalhos de conclusão de curso.
Trilha 2 – Usos das TICs na Educação
Educação a distância mediada por TIC;
E-learning, b-learning e m-learning;
Ensino de conteúdos específicos enriquecidos por TIC;
Ensino e aprendizagem mediados por TIC;
Experiências com o uso das TICs e novas abordagens de formação;
Experiências com redes sociais, web 2.0 e ambientes virtuais de aprendizagem;
Fundamentos éticos, psicológicos e pedagógicos para a informática na educação;
Informática aplicada à aprendizagem de conteúdos escolares;
Informática na educação especial;
Informática na escola e na sala de aula, incluindo experiências com Internet;
Integração das TICs no currículo;
Letramento digital e desenvolvimento profissional;
Novas tendências de uso das TICs na educação;
Novos cenários de formação para a educação digital;
Perspectivas teóricas e estratégias sobre a formação de educadores
para o uso das TICs;
Políticas públicas para a informática na educação;
Projetos colaborativos com suporte das tecnologias;
Software livre na educação;
Tecnologias e plataformas de apoio à formação;
Tecnologias móveis e mobile learning na formação.
A coordenação do evento pode, a seu critério, reclassificar um artigo
submetido caso verifique a aderência do texto à trilha diferente da
selecionada pelo autor.
Dia 27/04/2016 - Quarta-feira - SALA Manguaba II
Hora |
Título do trabalho |
15:40 |
Proposta de uma Plataforma de Jogo para Aprendizagem de Lógica usando Arduíno |
15:55 |
Uso de tecnologia no apoio a integração entre ensino e educação |
16:10 |
Pfsense: Uma Ferramenta Eficaz na Segurança de Redes em Telecentros Comunitários |
16:25 |
Análise dos Cursos de Bacharelado em Sistemas de Informação à Luz dos Referenciais da SBC |
16:40 |
MLabs: uma proposta de experimento do pêndulo simples com dispositivo móvel no ensino da Física |
Dia 28/04/2016 - Quinta-feira - SALA Mundaú (Trabalhos que concorrem à premiação)
Hora |
Título do trabalho |
16:00 |
Ensino da Lógica de Programação no Ensino Médio: uma experiência com o software Livre KTurtle |
16:20 |
A importância de eventos científicos para o ensino e aprendizagem da Robótica Educacional nas escolas baianas: relatos de experiências na educação básica e profissional |
16:40 |
Metodologia para o desenvolvimento de um tutorial |
17:00 |
Aplicando e Adaptando a Metodologia Ágil Scrum no Processo de Ensino e Aprendizagem de Engenharia de Software Baseado no Desenvolvimento com Equipes Distribuídas |
17:20 |
Blinds, Education and Mathematics: jogo eletrônico de tabuleiro como estratégia educativa para o ensino aprendizagem das quatro operações básicas da matemática |
Os autores dos trabalhos aceitos NÃO serão dispensados do pagamento da inscrição na ERBASE, nem do pagamento dos minicursos e laboratórios. Além disso, a publicação do artigo nos anais do evento está condicionada à inscrição de pelo menos um dos autores no evento e à apresentação do trabalho na ERBASE.
O artigo deve ressaltar os aspectos inovadores e contribuições no âmbito da educação em computação e do uso das TICs na educação. A submissão de trabalhos será exclusivamente eletrônica através do JEMS/SBC (
https://jems.sbc.org.br/home.cgi?c=2486). O formato de submissão deverá seguir o
estilo dos artigos da SBC. O artigo deve ser escrito em português ou inglês e enviado em formato PDF. O artigo deve conter no máximo 10 páginas, incluindo resumo, abstract, figuras, diagramas e referências.
Os artigos selecionados serão apresentados em sessões técnicas e publicados em meio digital. A publicação do artigo nos anais do evento estará condicionada à inscrição de pelo menos um dos autores no evento. A seleção de trabalhos será realizada a partir da revisão por membros do comitê de programa do WEIBASE 2016, sendo aceitos os trabalhos que atingirem os maiores índices, respeitado o limite máximo de apresentações definidas para o evento.
No processo de revisão, cada trabalho será analisado por pelo menos dois revisores.
Jorge L. C. Ramos (UNIVASF)
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de Pernambuco (1992), especialização em Informática em Educação pela Universidade Federal de Lavras-MG e mestrado em Ciência da Computação pela UFPE (2006).
Victor Sarinho (UEFS)
Possui graduação em Ciência da Computação pela UFPB (1999), mestrado em Ciências da Computação pela UFPE (2003) e doutorado pela UFBA (2013).
● Adilson Santos - Centro Universitário Cesmac
● Alcemir Santos - Universidade Federal da Bahia
● Alexandre Correia - Instituto Federal do Sertão Pernambucano
● Alexandre Maciel - Universidade de Pernambuco
● Ana Claudia Martinez - Universidade Federal de Uberlândia - UFU
● Ana Luiza Souza Rolim - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Belo Jardim
● Ângela Peres - Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas
● Carlos Alberto Batista - Faculdade de Ciẽncias Aplicadas e Sociais de Petrolina
● Claudia Pinto Pereira Sena - Universidade Estadual de Feira de Santana
● Crescencio Lima Neto - Universidade Federal da Bahia / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
● David Moises Barreto dos Santos - Universidade Estadual de Feira de Santana
● Eudis Teixeira - Instituto Federal do Sertão Pernambucano
● Fabiana Bertoni - Universidade Estadual de Feira de Santana
● Fabricio Braga Soares de Carvalho - Universidade Federal da Paraiba
● Francisco Kelsen Oliveira - Instituto Federal do Sertão Pernambucano
● Gilson Santos Júnior - Instituto Federal de Sergipe
● Iuri Souza - Universidade Federal da Bahia
● Ivan Machado - Universidade Federal da Bahia
● Ivanildo José de Melo Filho - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Belo Jardim
● João Carlos Sedraz Silva - Universidaede Federal do Vale do São Francisco
● Jose Valentim Dos Santos Filho - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
● Jussara Adolfo Moreira - Instituto Federal do Sertão Pernambucano
● Laécio Costa - Instituto Federal do Sertão Pernambucano
● Luis Nícolas Trigo - Instituto Federal do Sertão Pernambucano
● Luma da Rocha Seixas - Universidade Federal de Pernambuco
● Marcelo Linder - Universidade Federal do Vale do São Francisco
● Marcio Araújo - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
● Marcus Vasconcelos - Instituto Federal de Sergipe
● Max Santana Rolemberg Farias - Universidade Federal do Vale do São Francisco
● Mário André Farias - Instituto Federal de Sergipe
● Mônica Cunha - Instituto Federal de Alagoas
● Melquizedequi Cabral dos Santos - Instituto Federal do Sertão Pernambucano
● Renata Maria de Souza Santos - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
● Renato Novais - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
● Roberto Tenório Figueiredo - Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina
● Rodrigo Rodrigues - Universidade Federal Rural de Pernambuco
● Rossana Junqueira - Instituto Federal do Sertão Pernambucano
● Thiago Mendes - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
● Thiago Ribeiro - Universidade Federal de Uberlândia - UFU
● Vânia Lasalvia - Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina
● Walter Sarinho - Centro Universitário de João Pessoa - Unipê