WEIBASE

Apresentação

O Workshop de Educação e Informática Bahia-Alagoas-Sergipe (WEIBASE) é um fórum regional que visa divulgar e discutir os avanços político-pedagógicos na educação superior e técnica em cursos de informática e o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação. O público-alvo deste evento é formado por coordenadores de curso, professores, estudantes e profissionais interessados em técnicas inovadoras voltadas à melhoria do ensino de informática e também no uso de tecnologias para o aperfeiçoamento de processos de ensino-aprendizagem. A programação do WEIBASE contará com a apresentação de artigos completos e de ferramentas computacionais de auxílio ao ensino de informática e das demais áreas do conhecimento. Para o evento, é esperada a submissão de artigos relacionados aos seguintes temas (não exaustivos):

Trilha 1 – Educação em Computação

Atração de talentos para a computação;
Cursos, currículos, programas e iniciativas educacionais;
Desenvolvimento de ferramentas de auxílio ao ensino-aprendizagem de computação;
Educação a distância na área de computação;
Educação inclusiva;
Ensino de hardware;
Estilos de aprendizagem;
Ética;
Expectativa do mercado/sociedade e perfil do profissional egresso;
Prática profissional;
Experiência com o uso de software livre;
Experiências de projetos de extensão universitária com o auxílio da computação;
Experiências inovadoras na elaboração de grades curriculares para cursos de computação;
Formação multidisciplinar em cursos de computação: experiências e tendências;
Grandes desafios de educação em computação;
Infraestrutura e políticas de atualização (laboratórios, bibliotecas e afins);
Integração academia-indústria e estágios;
Integração entre ensino de graduação e pós-graduação;
Metodologias de avaliação;
Metodologias de ensino e aprendizagem;
Metodologias de ensino na área de computação;
Metodologias de estudo;
Processos de avaliação em cursos de computação (avaliação de docentes,
discentes, curso, entre outros);
Trabalhos de conclusão de curso.


Trilha 2 – Usos das TICs na Educação

Educação a distância mediada por TIC;
E-learning, b-learning e m-learning;
Ensino de conteúdos específicos enriquecidos por TIC;
Ensino e aprendizagem mediados por TIC;
Experiências com o uso das TICs e novas abordagens de formação;
Experiências com redes sociais, web 2.0 e ambientes virtuais de aprendizagem;
Fundamentos éticos, psicológicos e pedagógicos para a informática na educação;
Informática aplicada à aprendizagem de conteúdos escolares;
Informática na educação especial;
Informática na escola e na sala de aula, incluindo experiências com Internet;
Integração das TICs no currículo;
Letramento digital e desenvolvimento profissional;
Novas tendências de uso das TICs na educação;
Novos cenários de formação para a educação digital;
Perspectivas teóricas e estratégias sobre a formação de educadores
para o uso das TICs;
Políticas públicas para a informática na educação;
Projetos colaborativos com suporte das tecnologias;
Software livre na educação;
Tecnologias e plataformas de apoio à formação;
Tecnologias móveis e mobile learning na formação.

A coordenação do evento pode, a seu critério, reclassificar um artigo submetido caso verifique a aderência do texto à trilha diferente da selecionada pelo autor.



Programação

Dia 27/04/2016 - Quarta-feira - SALA Manguaba II
Hora    Título do trabalho
15:40 Proposta de uma Plataforma de Jogo para Aprendizagem de Lógica usando Arduíno
15:55 Uso de tecnologia no apoio a integração entre ensino e educação
16:10 Pfsense: Uma Ferramenta Eficaz na Segurança de Redes em Telecentros Comunitários
16:25 Análise dos Cursos de Bacharelado em Sistemas de Informação à Luz dos Referenciais da SBC
16:40 MLabs: uma proposta de experimento do pêndulo simples com dispositivo móvel no ensino da Física

Dia 28/04/2016 - Quinta-feira - SALA Mundaú (Trabalhos que concorrem à premiação)
Hora    Título do trabalho
16:00 Ensino da Lógica de Programação no Ensino Médio: uma experiência com o software Livre KTurtle
16:20 A importância de eventos científicos para o ensino e aprendizagem da Robótica Educacional nas escolas baianas: relatos de experiências na educação básica e profissional
16:40 Metodologia para o desenvolvimento de um tutorial
17:00 Aplicando e Adaptando a Metodologia Ágil Scrum no Processo de Ensino e Aprendizagem de Engenharia de Software Baseado no Desenvolvimento com Equipes Distribuídas
17:20 Blinds, Education and Mathematics: jogo eletrônico de tabuleiro como estratégia educativa para o ensino aprendizagem das quatro operações básicas da matemática



Inscrições

Os autores dos trabalhos aceitos NÃO serão dispensados do pagamento da inscrição na ERBASE, nem do pagamento dos minicursos e laboratórios. Além disso, a publicação do artigo nos anais do evento está condicionada à inscrição de pelo menos um dos autores no evento e à apresentação do trabalho na ERBASE.

Submissão de Trabalhos

O artigo deve ressaltar os aspectos inovadores e contribuições no âmbito da educação em computação e do uso das TICs na educação. A submissão de trabalhos será exclusivamente eletrônica através do JEMS/SBC (https://jems.sbc.org.br/home.cgi?c=2486). O formato de submissão deverá seguir o estilo dos artigos da SBC. O artigo deve ser escrito em português ou inglês e enviado em formato PDF. O artigo deve conter no máximo 10 páginas, incluindo resumo, abstract, figuras, diagramas e referências. Os artigos selecionados serão apresentados em sessões técnicas e publicados em meio digital. A publicação do artigo nos anais do evento estará condicionada à inscrição de pelo menos um dos autores no evento. A seleção de trabalhos será realizada a partir da revisão por membros do comitê de programa do WEIBASE 2016, sendo aceitos os trabalhos que atingirem os maiores índices, respeitado o limite máximo de apresentações definidas para o evento. No processo de revisão, cada trabalho será analisado por pelo menos dois revisores.

Coordenação

team 1

Jorge L. C. Ramos (UNIVASF)

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de Pernambuco (1992), especialização em Informática em Educação pela Universidade Federal de Lavras-MG e mestrado em Ciência da Computação pela UFPE (2006).

team 1

Victor Sarinho (UEFS)

Possui graduação em Ciência da Computação pela UFPB (1999), mestrado em Ciências da Computação pela UFPE (2003) e doutorado pela UFBA (2013).

Comitê do Programa

● Adilson Santos - Centro Universitário Cesmac
● Alcemir Santos - Universidade Federal da Bahia
● Alexandre Correia - Instituto Federal do Sertão Pernambucano
● Alexandre Maciel - Universidade de Pernambuco
● Ana Claudia Martinez - Universidade Federal de Uberlândia - UFU
● Ana Luiza Souza Rolim - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Belo Jardim
● Ângela Peres - Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas
● Carlos Alberto Batista - Faculdade de Ciẽncias Aplicadas e Sociais de Petrolina
● Claudia Pinto Pereira Sena - Universidade Estadual de Feira de Santana
● Crescencio Lima Neto - Universidade Federal da Bahia / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
● David Moises Barreto dos Santos - Universidade Estadual de Feira de Santana
● Eudis Teixeira - Instituto Federal do Sertão Pernambucano
● Fabiana Bertoni - Universidade Estadual de Feira de Santana
● Fabricio Braga Soares de Carvalho - Universidade Federal da Paraiba
● Francisco Kelsen Oliveira - Instituto Federal do Sertão Pernambucano
● Gilson Santos Júnior - Instituto Federal de Sergipe
● Iuri Souza - Universidade Federal da Bahia
● Ivan Machado - Universidade Federal da Bahia
● Ivanildo José de Melo Filho - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Belo Jardim
● João Carlos Sedraz Silva - Universidaede Federal do Vale do São Francisco
● Jose Valentim Dos Santos Filho - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
● Jussara Adolfo Moreira - Instituto Federal do Sertão Pernambucano
● Laécio Costa - Instituto Federal do Sertão Pernambucano
● Luis Nícolas Trigo - Instituto Federal do Sertão Pernambucano
● Luma da Rocha Seixas - Universidade Federal de Pernambuco
● Marcelo Linder - Universidade Federal do Vale do São Francisco
● Marcio Araújo - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
● Marcus Vasconcelos - Instituto Federal de Sergipe
● Max Santana Rolemberg Farias - Universidade Federal do Vale do São Francisco
● Mário André Farias - Instituto Federal de Sergipe
● Mônica Cunha - Instituto Federal de Alagoas
● Melquizedequi Cabral dos Santos - Instituto Federal do Sertão Pernambucano
● Renata Maria de Souza Santos - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
● Renato Novais - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
● Roberto Tenório Figueiredo - Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina
● Rodrigo Rodrigues - Universidade Federal Rural de Pernambuco
● Rossana Junqueira - Instituto Federal do Sertão Pernambucano
● Thiago Mendes - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
● Thiago Ribeiro - Universidade Federal de Uberlândia - UFU
● Vânia Lasalvia - Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina
● Walter Sarinho - Centro Universitário de João Pessoa - Unipê