Recôncavo Robot Challenge


Resumo


A RRC (Recôncavo Robot Challenge) é o desafio de robótica do Recôncavo Baiano que em sua primeira edição acontecerá junto ao ERBASE. É uma competição de robótica que coloca em prova as máquinas desenvolvidas pelos estudantes e pesquisadores de varias instituições publicas e privadas de região.

Com objetivo de promover a criatividade, a capacidade de trabalhar em equipe e de buscar soluções de hardware e software para superar seus adversários nas diferentes classes e categorias disponíveis, além da habilidade de resolver tais problemas mesmo sob certa pressão psicológica, inerente a uma competição.

É elaborada baseado nos moldes das competições de robótica tais como ROBOCORE® Winter Challenge e FUJISOFT®'All Japan Robot-Sumo Tournament'.


Datas Importantes


01/08/2017 - Inicio das Inscrições.
31/08/2017 – Último dia para inscrição de equipes (até às 23:00 horas)
01/09/2017 - Dia do evento, inicio as 9:00 horas e final previsto para 17:30 horas.

Inscrições


Não será cobrada taxa de inscrição por equipe para participar do RRC, no entanto é necessário que pelo menos um membro da equipe esteja inscrito no ERBASE. Para tal, UM ÚNICO membro da equipe (capitão) deverá selecionar a opção ERBASE RRC durante o processo de inscrição na ERBASE. Além disso, o Capitão da equipe deverá preencher um FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO disponível aqui no seguinte link: https://goo.gl/forms/bdnxcXpNpglL5PCm2


Observações


No formulário de inscrição o capitão da equipe deve preencher todos os dados da equipe como os nomes dos demais membros da equipe, e deve preencher quais categorias/classes de robôs vai participar, o formulário limita a inscrição de até 5 robôs no total (independente da categoria/classe) caso a equipe desejar inscrever mais robôs deverá preencher um novo formulário com os demais robôs e deverá indicar um outro capitão que também deverá estar inscrito na ERBASE.

Os membros da equipe que não se inscreverem na ERBASE e estiverem inscritos apenas na RRC não receberão certificado de participação da ERBASE, recebendo apenas o certificado de participação na RRC, emitido pela Pró-reitoria de Extensão da UFRB (PROEXT).


As equipes


Cada equipe representa uma instituição de ensino médio ou superior publica ou privada e pode ser formada por estudantes do ensino fundamental médio, graduação, pós-graduação e docentes, sendo que, se a equipe for composta por menores de 18 anos, a presença de um professor ou tutor maior de idade é obrigatória e será este o responsável pelos menores.

As equipes podem ser compostas por um mínimo de 1 (um) e um máximo de 15 (quinze) pessoas, sendo que será limitado o numero de 5 pessoas por robô inscrito, logo uma equipe com 15 pessoas deverá ter no mínimo 3 robôs inscritos independente da categoria ou classe.

Uma mesma instituição pode ter várias equipes participantes.

A quantidade de equipes participantes não será limitada, no entanto não será garantido pela organização infraestrutura disponível para cada equipe individualmente, tendo as equipes que compartilhar o espaço para manutenção dos robôs durante a realização da competição.

A competição se destina (mas não se limita) a alunos de instituições de ensino da área de computação (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, etc) e áreas afins (Matemática, Física e Engenharias).

Não será fornecido pela organização nenhum tipo de material ou suporte para o funcionamento dos robôs, cabendo a cada equipe estarem com seus robôs funcionais no momento da competição, bem como levar todo ferramental necessário para ajuste ou manutenção dos robôs. É recomendado que cada equipe leve no dia da competição, uma extensão elétrica de pelo menos 3 metros para alimentar, componentes elétricos como computador, carregador de bateria, ferros de solda, entre outros que venham a utlizar.


Formato da competição


A competição está divida em duas categorias sendo elas:

  • Robô seguidor de linha (followline).
    Regras do robô seguidor de linha: link para documento de regras do seguidor de linha.
  • Sumô de robôs Dividido em duas classes: sumô 3Kg e Mini Sumo 500g.
    Regras do Sumô de robôs: link para documento de regras sumo.

    Cada categoria/classe compete independente da outra estando as equipes aptas a competir em qualquer categoria/classe com um ou mais robôs.

    Um mesmo robô pode participar de mais de uma categoria, desde que atenda os requisitos de dimensão e peso para cada classe, no entanto as competições podem ocorrer simultaneamente em locais diferentes podendo o robô ser desclassificado caso não compareça para competir no momento solicitado.


  • Recursos


    Somente o capítão da equipe poderá recorrer à organização da competição caso julgue que seu time tenha sido prejudicado durante uma rodada. Cabe a cada equipe ter conhecimento das regras de cada categoria e deve em caso de duvidas dirigir-se a coordenação para esclarecer qualquer duvida acerca do entendimento das regras. Qualquer recurso deve ser imediatamente solicitado ao juiz das lutas ou ao coordenador do RRC. O Comitê Diretor da RRC decidirá sobre o caso no momento oportuno. Os resultados serão divulgados ligeiramente após a etapa final. Um recurso deve estar baseado em uma ou mais das circunstâncias a seguir: violação de uma regra, má conduta de uma equipe ou má conduta da administração da competição. As decisões dos juízes são finais e não cabem contestamento. Cabe as equipes ajudar na transparência da competição denunciando outras equipes que venham a utilizar de práticas e recursos tecnológicos não permitidos pelas regras.


    Premiação


    Os primeiros, segundos e terceiros lugares receberão troféus. Somente os vencedores (1º Lugares) de cada categoria/classe receberá um KIT Iniciante V7 para Arduino da Robocore®

    Créditos da imagem: Robocore® Tecnologia


    Comitê Organizador


  • Prof. Dr. Ivanoé João Rodowanski (Prof. Conselheiro do capitulo RAS IEEE UFRB)
  • Prof. Dr. Luiz Carlos Simões Soares (UFRB)
  • Prof. Msc. Geydison Gonzaga Demetino (UFRB)
  • Guilherme Jaqueira Teixeira (Presidente do capitulo RAS IEEE UFRB)
  • Letícia da Silva dos Santos (Vice-Presidente do capitulo RAS IEEE UFRB)
  • Larissa Souza Santos (Coordenadora de comunicação e eventos do capitulo RAS IEEE UFRB)

  • Contato:


    Em caso de dúvidas entrar em contato com:

  • ivanoe@ufrb.edu.br
  • gui_jaqueira@hotmail.com