WEIBASE


Apresentação


O Workshop de Educação e Informática Bahia-Alagoas-Sergipe (WEIBASE) é um fórum regional que visa divulgar e discutir os avanços político-pedagógicos na educação superior e técnica em cursos de informática e o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação. O público-alvo deste evento é formado por coordenadores de curso, professores, estudantes e profissionais interessados em técnicas inovadoras voltadas à melhoria do ensino de informática e também no uso de tecnologias para o aperfeiçoamento de processos de ensino-aprendizagem. A programação do WEIBASE contará com a apresentação de artigos completos e de ferramentas computacionais de auxílio ao ensino de informática e das demais áreas do conhecimento. Para o evento, é esperada a submissão de artigos relacionados aos seguintes temas (não exaustivos):

Trilha 1 – Educação em Computação

  • Atração de talentos para a computação;
  • Cursos, currículos, programas e iniciativas educacionais;
  • Desenvolvimento de ferramentas de auxílio ao ensino-aprendizagem de computação;
  • Educação a distância na área de computação;
  • Educação inclusiva;
  • Ensino de hardware;
  • Estilos de aprendizagem;
  • Ética;
  • Expectativa do mercado/sociedade e perfil do profissional egresso;
  • Prática profissional;
  • Experiência com o uso de software livre;
  • Experiências de projetos de extensão universitária com o auxílio da computação;
  • Experiências inovadoras na elaboração de grades curriculares para cursos de computação;
  • Formação multidisciplinar em cursos de computação: experiências e tendências;
  • Grandes desafios de educação em computação;
  • Infraestrutura e políticas de atualização (laboratórios, bibliotecas e afins);
  • Integração academia-indústria e estágios;
  • Integração entre ensino de graduação e pós-graduação;
  • Metodologias de avaliação;
  • Metodologias de ensino e aprendizagem;
  • Metodologias de ensino na área de computação;
  • Metodologias de estudo;
  • Processos de avaliação em cursos de computação (avaliação de docentes,discentes, curso, entre outros);
  • Trabalhos de conclusão de curso.

Trilha 2 – Usos das TICs na Educação
  • Educação a distância mediada por TIC;
  • E-learning, b-learning e m-learning;
  • Ensino de conteúdos específicos enriquecidos por TIC;
  • Ensino e aprendizagem mediados por TIC;
  • Experiências com o uso das TICs e novas abordagens de formação;
  • Experiências com redes sociais, web 2.0 e ambientes virtuais de aprendizagem;
  • Fundamentos éticos, psicológicos e pedagógicos para a informática na educação;
  • Informática aplicada à aprendizagem de conteúdos escolares;
  • Informática na educação especial;
  • Informática na escola e na sala de aula, incluindo experiências com Internet;
  • Integração das TICs no currículo;
  • Letramento digital e desenvolvimento profissional;
  • Novas tendências de uso das TICs na educação;
  • Novos cenários de formação para a educação digital;
  • Perspectivas teóricas e estratégias sobre a formação de educadores para o uso das TICs;
  • Políticas públicas para a informática na educação;
  • Projetos colaborativos com suporte das tecnologias;
  • Software livre na educação;
  • Tecnologias e plataformas de apoio à formação;
  • Tecnologias móveis e mobile learning na formação.

Trilha 3 - Inclusão Digital por TICs voltadas para o Ensino e Aprendizagem
  • Educação inclusiva por meio de TICs;
  • Experiência com o uso de software e hardware livre na Educação;
  • Iniciativas e projetos exitosos de inclusão digital;
  • Robótica livre ou inclusiva.
A coordenação do evento pode, a seu critério, reclassificar um artigo submetido caso verifique a aderência do texto à trilha diferente da selecionada pelo autor.

Cronograma


Dia 31/08/2017 - Quinta-feira
11:30 às 12:50 - Sessão 1

Hora    Título do trabalho Autor
11:30 – 11:50 Animação de Imagens Vetoriais Paulo Costa
Vânia Silva
Luiza Guterres
11:50 – 12:10 Avalon: Sistema Especialista para Avaliação por Competências Utilizando Lógica Fuzzy Mônica Cunha
Flavio Silva
12:10 – 12:30 Uso do Scratch como estratégia para o ensino de lógica de programação: relato de experiência em Jacobina, Bahia Carina Farias
12:30 – 12:50 Facilitando o Trabalho Colaborativo com Google Apps Henderson Souza Chalegre
Icaro Vasconcelos Alvim
Roberto Almeida Bittencourt


Dia 31/08/2017 - Quinta-feira
16:30 às 18:10 - Sessão 2
Hora    Título do trabalho Autor
16:30 – 16:50 Redes Sociais na educação - Revisão de softwares de Redes Sociais como ferramentas educacionais Hellan Viana
Pericles Sobreira
Jauberth Abijaude
Antonio Louro
José Anjos Jr.
Levy Santiago
16:50 – 17:10 Analise de softwares de virtualização de objetos eletrônicos para utilização em projetos de ensino que utilizem o conceito de
Internet das Coisas: Protoboard Virtual e Plataforma Arduíno
Levy Marlon Souza Santiago
Jose Inaldo dos Anjos Junior
Hellan Dellamycow Gomes Viana
Antonio Henrique Figueira Louro
Jauberth Weyll Abijaude
Pericles de Lima Sobreira
17:10 – 17:30 Oficinas de Metareciclagem como vetor de inclusão sócio-digital Josualdo Dias
Rodrigo Correia
Fábio Rocha
Débora Abdalla
17:30 – 17:50 O uso da plataforma Duolingo como ferramenta de auxílio na aprendizagem da língua inglesa Deborah Rodrigues
17:50 – 18:10 Facilitando a Escrita Científica Colaborativa com Editores de Texto e Gerenciadores de Referências Anderson Teixeira
Antonio Crispim Amorim Neto
Roberto Bittencourt


Datas Importantes


25/06/2017 – Prazo final para submissão de trabalhos (até às 23h59 horas)
17/07/2017 - Notificação de trabalhos aceitos
24/07/2017 – Entrega da versão final dos trabalhos aceitos (até às 23h59 horas)

12/07/2017 – Prazo final para submissão (até às 23:59 horas)
24/07/2017 – Notificação de trabalhos aceitos
31/07/2017 – Entrega da versão final dos trabalhos aceitos (até às 23:59 horas)

Inscrições


Os autores dos trabalhos aceitos NÃO serão dispensados do pagamento da inscrição na ERBASE, nem do pagamento dos minicursos e laboratórios. Além disso, a publicação do artigo nos anais do evento está condicionada à inscrição de pelo menos um dos autores no evento e à apresentação do trabalho na ERBASE.


Submissão de Trabalhos


O artigo deve ressaltar os aspectos inovadores e contribuições no âmbito da educação em computação e do uso das TICs na educação. A submissão de trabalhos será exclusivamente eletrônica através do JEMS/SBC (https://submissoes.sbc.org.br/home.cgi?c=2857). O formato de submissão deverá seguir o estilo dos artigos da SBC. O artigo deve ser escrito em português ou inglês e enviado em formato PDF. O artigo deve conter no máximo 10 páginas, incluindo resumo, abstract, figuras, diagramas e referências. Os artigos selecionados serão apresentados em sessões técnicas e publicados em meio digital. A publicação do artigo nos anais do evento estará condicionada à inscrição de pelo menos um dos autores no evento. A seleção de trabalhos será realizada a partir da revisão por membros do comitê de programa do WEIBASE 2017, sendo aceitos os trabalhos que atingirem os maiores índices, respeitado o limite máximo de apresentações definidas para o evento. No processo de revisão, cada trabalho será analisado por pelo menos dois revisores.


Coordenação


  • Mônica Ximenes Carneiro da Cunha
  • Jorge Luis Cavalcanti Ramos (UNIVASF)

Comitê do Programa


  • Adilson Santos - Centro Universitário Cesmac
  • Alcemir Santos - Universidade Federal da Bahia
  • Alexandre Correia - Instituto Federal do Sertão Pernambucano
  • Alexandre Maciel - Universidade de Pernambuco
  • Ana Claudia Martinez - Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Ana Luiza Souza Rolim - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Belo Jardim
  • Ângela Peres - Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas
  • Carlos Alberto Batista - Faculdade de Ciẽncias Aplicadas e Sociais de Petrolina
  • Claudia Pinto Pereira Sena - Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Crescencio Lima Neto - Universidade Federal da Bahia / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
  • David Moises Barreto dos Santos - Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Eudis Teixeira - Instituto Federal do Sertão Pernambucano
  • Fabiana Bertoni - Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Fabricio Braga Soares de Carvalho - Universidade Federal da Paraiba
  • Francisco Kelsen Oliveira - Instituto Federal do Sertão Pernambucano
  • Gilson Santos Júnior - Instituto Federal de Sergipe
  • Iuri Souza - Universidade Federal da Bahia
  • Ivan Machado - Universidade Federal da Bahia
  • Ivanildo José de Melo Filho - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Belo Jardim
  • João Carlos Sedraz Silva - Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Jose Valentim Dos Santos Filho - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Jussara Adolfo Moreira - Instituto Federal do Sertão Pernambucano
  • Laécio Costa - Instituto Federal do Sertão Pernambucano
  • Luis Nícolas Trigo - Instituto Federal do Sertão Pernambucano
  • Luma da Rocha Seixas - Universidade Federal de Pernambuco
  • Marcio Araújo - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
  • Marcus Vasconcelos - Instituto Federal de Sergipe
  • Max Santana Rolemberg Farias - Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Mário André Farias - Instituto Federal de Sergipe
  • Mônica Cunha - Instituto Federal de Alagoas
  • Melquizedequi Cabral dos Santos - Instituto Federal do Sertão Pernambucano
  • Renata Maria de Souza Santos - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
  • Roberto Tenório Figueiredo - Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina
  • Rodrigo Rodrigues - Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Rossana Junqueira - Instituto Federal do Sertão Pernambucano
  • Thiago Mendes - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
  • Thiago Ribeiro - Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Vânia Lasalvia - Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina
  • Walter Sarinho - Centro Universitário de João Pessoa - Unipê