O XBASE (Workshop de eXperimentos em Tecnologia Bahia-Alagoas-Sergipe) é um evento que promove a exposição de experimentos inovadores entre os alunos da área de Tecnologia da Informação (TI) através da exposição de soluções e protótipos (de software e/ou hardware) focados em abordagens criativas de TI. Em sua primeira edição, o evento estimula a geração de protótipos inovadores e a apresentação de soluções palpáveis que fomentem a geração de novas ideias, que contribuam para o desenvolvimento sustentável, que estimulem a integração de comunidades, e que permitam a reinvenção da sociedade de uma maneira criativa.
Dia 01/09/2017 - Sexta-feira - De 08:00 às 11:00 hrs
Título do trabalho | Autor |
---|---|
Desenvolvimento e aprimoramento de uma ferramenta computacional de apoio ao ensino de introdução a programação | Lucas Barros Ana Ferreira Emerson Lima Walker Ataide |
Ferramenta para ensino de programação de computadores para crianças | Valber Carneiro Luiz Soares Junior Geydison Gonzaga Demetino |
Utilizando Consulta de Localização Ideal para definição de melhor local para instalação de novo estabelecimento | Gabriel Carneiro Jadna Cruz Marijalma Campos João B. Rocha-Junior |
LeCo: Auxiliando Pessoas com TDAH através de um Jogo com Lógica de Programação | Filipe Oliveira Samilly Nunes Glauber Ferreira |
Genuino Rescue: Uma Ferramenta de Auxílio ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência | Ariel Luz Diogo Luz Emily Stephanie Araújo Taveiros Higor Cabral |
SCALA Software de Cálculo Antropométrico com Lógica Aplicada | José Neto Davi Valério Marcos Silva |
Mestre Bimba Game | Andressa Moura de Souza Exiele Oliveira |
Aedes na Mira - Aplicando Realidade Virtual no Combate a Focos de Mosquitos | José Victor Cardim Moura Victor Sarinho |
ForcaBRAS - Aplicando a Computação Visual no Aprendizado do Alfabeto de LIBRAS | Lenington Rios Victor Sarinho Washington Pagotto Batista |
O Químico - Jogo Multiplataforma para o Ensino de Elementos e Substâncias Químicas | Marcelo Mota Marcos Ramos Victor Sarinho |
Estágio à Distância: uma plataforma para acompanhamento e gerenciamento do ciclo de vida de estágio | Glauco Carvalho Junior Tiago Bruno Silva Nascimento Adilson Santos |
Caçada, modo caatinga | Ivan Peixoto | Agreste Game Engine - Produzindo um Motor de Jogo OpenGL Dedicado | João Gabriel Moraes Joimar Gonçalves Filho Victor Sarinho |
Desenvolvimento de um sistema de controle de velocidade de motor de corrente contínua utilizando matlab/simulink e microcontrolador | Paulo Silva Santos Luiz Soares Junior Gildeberto Cardoso Geydison Demetino |
Autores são convidados a submeter artigos originais que descrevem suas soluções/protótipos concluídos ou em andamento, relacionados com pesquisas, casos de sucesso, trabalhos indie, trabalhos colaborativos ou engajamento digital envolvendo os principais tópicos de interesse abaixo:
- Sistemas e Serviços Inovadores em Computação (INOVABASE e o TECBASE)
- Soluções Open Hardware Criativas (FREEBASE e o TECBASE)
- Jogos e Entretenimento Digital Aplicado (GAMEBASE)
- Careware Compartilhado e na Nuvem (WIND)
O principal objetivo do XBASE é atrair e expor em stands durante o evento ideias inovadoras e palpáveis que estejam na fase de conceito/protótipo e que atendam as seguintes premissas:
- Resolvam um problema real, atendam uma nova demanda, representam uma quebra de paradigma, ou causem uma diversão/movimentação social;
- Tenham um forte apelo tecnológico utilizando/integrando várias tecnologias inovadoras;
- Possam ser comprovadas/demonstradas tecnicamente;
- Não tenham sido premiadas em edições anteriores do evento e/ou eventos similares;
- Não sejam frutos de plágio.
É importante salientar que os direitos autorais dos projetos submetidos ou premiados pertencem aos seus respectivos autores, reservando-se aos órgãos envolvidos na organização da ERBASE a prerrogativa de publicá-los e/ou divulgá-los por qualquer forma ou processo, em conjunto ou separadamente.
Os artigos devem ser escritos em português ou inglês e conter entre 4 (quatro) e 6 (seis) páginas, incluindo: resumo, figuras e referências. A formatação do texto deve seguir o modelo da SBC para publicação de artigos. Serão aceitos trabalhos apenas no formato PDF (Portable Document Format). Os autores devem identificar-se apenas no formulário de submissão, mas não no artigo submetido. Quaisquer partes do artigo que possam de alguma forma identificar os autores devem ser substituídas por Xis (Universidade Xis, por exemplo). As submissões devem ser realizadas através do JEMS da SBC: https://submissoes.sbc.org.br/home.cgi?c=2860. O não cumprimento destas regras implicará na imediata desclassificação do artigo.