XBASE


Resumo


O XBASE (Workshop de eXperimentos em Tecnologia Bahia-Alagoas-Sergipe) é um evento que promove a exposição de experimentos inovadores entre os alunos da área de Tecnologia da Informação (TI) através da exposição de soluções e protótipos (de software e/ou hardware) focados em abordagens criativas de TI. Em sua primeira edição, o evento estimula a geração de protótipos inovadores e a apresentação de soluções palpáveis que fomentem a geração de novas ideias, que contribuam para o desenvolvimento sustentável, que estimulem a integração de comunidades, e que permitam a reinvenção da sociedade de uma maneira criativa.

Cronograma


Dia 01/09/2017 - Sexta-feira - De 08:00 às 11:00 hrs

Título do trabalho Autor
Desenvolvimento e aprimoramento de uma ferramenta computacional de apoio ao ensino de introdução a programação Lucas Barros
Ana Ferreira
Emerson Lima
Walker Ataide
Ferramenta para ensino de programação de computadores para crianças Valber Carneiro
Luiz Soares Junior
Geydison Gonzaga Demetino
Utilizando Consulta de Localização Ideal para definição de melhor local para instalação de novo estabelecimento Gabriel Carneiro
Jadna Cruz
Marijalma Campos
João B. Rocha-Junior
LeCo: Auxiliando Pessoas com TDAH através de um Jogo com Lógica de Programação Filipe Oliveira
Samilly Nunes
Glauber Ferreira
Genuino Rescue: Uma Ferramenta de Auxílio ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Ariel Luz
Diogo Luz
Emily Stephanie Araújo Taveiros
Higor Cabral
SCALA Software de Cálculo Antropométrico com Lógica Aplicada José Neto
Davi Valério
Marcos Silva
Mestre Bimba Game Andressa Moura de Souza
Exiele Oliveira
Aedes na Mira - Aplicando Realidade Virtual no Combate a Focos de Mosquitos José Victor Cardim Moura
Victor Sarinho
ForcaBRAS - Aplicando a Computação Visual no Aprendizado do Alfabeto de LIBRAS Lenington Rios
Victor Sarinho
Washington Pagotto Batista
O Químico - Jogo Multiplataforma para o Ensino de Elementos e Substâncias Químicas Marcelo Mota
Marcos Ramos
Victor Sarinho
Estágio à Distância: uma plataforma para acompanhamento e gerenciamento do ciclo de vida de estágio Glauco Carvalho Junior
Tiago Bruno Silva Nascimento
Adilson Santos
Caçada, modo caatinga Ivan Peixoto
Agreste Game Engine - Produzindo um Motor de Jogo OpenGL Dedicado João Gabriel Moraes
Joimar Gonçalves Filho
Victor Sarinho
Desenvolvimento de um sistema de controle de velocidade de motor de corrente contínua utilizando matlab/simulink e microcontrolador Paulo Silva Santos
Luiz Soares Junior
Gildeberto Cardoso
Geydison Demetino


Tópicos de Interesse


Autores são convidados a submeter artigos originais que descrevem suas soluções/protótipos concluídos ou em andamento, relacionados com pesquisas, casos de sucesso, trabalhos indie, trabalhos colaborativos ou engajamento digital envolvendo os principais tópicos de interesse abaixo:

- Sistemas e Serviços Inovadores em Computação (INOVABASE e o TECBASE)
- Soluções Open Hardware Criativas (FREEBASE e o TECBASE)
- Jogos e Entretenimento Digital Aplicado (GAMEBASE)
- Careware Compartilhado e na Nuvem (WIND)


Formato do Evento


O principal objetivo do XBASE é atrair e expor em stands durante o evento ideias inovadoras e palpáveis que estejam na fase de conceito/protótipo e que atendam as seguintes premissas:

- Resolvam um problema real, atendam uma nova demanda, representam uma quebra de paradigma, ou causem uma diversão/movimentação social;
- Tenham um forte apelo tecnológico utilizando/integrando várias tecnologias inovadoras;
- Possam ser comprovadas/demonstradas tecnicamente;
- Não tenham sido premiadas em edições anteriores do evento e/ou eventos similares;
- Não sejam frutos de plágio.

É importante salientar que os direitos autorais dos projetos submetidos ou premiados pertencem aos seus respectivos autores, reservando-se aos órgãos envolvidos na organização da ERBASE a prerrogativa de publicá-los e/ou divulgá-los por qualquer forma ou processo, em conjunto ou separadamente.


Datas Importantes


25/06/2017 – Prazo final para submissão de trabalhos (até às 23h59 horas)
17/07/2017 - Notificação de trabalhos aceitos
24/07/2017 – Entrega da versão final dos trabalhos aceitos (até às 23h59 horas)

16/07/2017 – Prazo final para submissão (até às 23:30 horas)
24/07/2017 – Notificação de trabalhos aceitos
09/08/2017 - Entrega da versão final dos trabalhos aceitos (até às 23:59 horas)

Submissão de Artigos


Os artigos devem ser escritos em português ou inglês e conter entre 4 (quatro) e 6 (seis) páginas, incluindo: resumo, figuras e referências. A formatação do texto deve seguir o modelo da SBC para publicação de artigos. Serão aceitos trabalhos apenas no formato PDF (Portable Document Format). Os autores devem identificar-se apenas no formulário de submissão, mas não no artigo submetido. Quaisquer partes do artigo que possam de alguma forma identificar os autores devem ser substituídas por Xis (Universidade Xis, por exemplo). As submissões devem ser realizadas através do JEMS da SBC: https://submissoes.sbc.org.br/home.cgi?c=2860. O não cumprimento destas regras implicará na imediata desclassificação do artigo.


Coordenação


  • Adilson Jorge dos Santos (CESMAC) - adilson.al@gmail.com
  • Elvys Alves Soares (IFAL) - elvys.soares@ifal.edu.br
  • Victor Travassos Sarinho (UEFS) - vsarinho@gmail.com / vsarinho@uefs.br