O mini curso proposto neste trabalho visa iniciar e introduzir o participante a programação em Realidade Vitural (RV), utilizando a plataforma de desenvolvimento Unity 3D e framework de desenvolvimento de um dos maiores nomes em RV na atualidade, a Ocullus. Com uma duração de 4 horas, o mini curso visa, dessa forma, construir uma base solida para que, então, os partícipes continuem a desenvolver suas próprias aplicações em Realidade Virtual.
Introduzir os participantes à engine Unity3D com foco no desenvolvimento de aplicações em Realidade Virtual(RV), habilitando o mesmo a iniciar o desenvolvimento dos próprios softwares a partir dos fundamentos aprendidos no mini curso.
O mini curso será realizado em duas etapas: A primeira, uma introdução teórica à plataforma de desenvolvimento e uma visão geral de como desenvolver aplicações em RV de forma correta, com duração de 40 minutos. No segundo momento, será realizada a prática de desenvolvimento com duração de 2 horas.
Durante a prática serão utilizados computadores para realizar o desenvolvimento da aplicação em realidade virtual, assim como telefones celulares e óculos para realidade virtual (CardBoard)(Figura 1). Além disso, se fará o uso de data show para apresentação de transparências durante todo o mini curso.
Empregado como plataforma de desenvolvimento durante o mini curso, por ser uma engine, que apesar de ser de fácil utilização, conta com recursos poderosos [UnityTecnologies 2018]. Dessa forma, será utilizada a versão mais recente da Unity 2018.1 (Figura 2), que irá proporcionar bons resultados num curto período de tempo.
Usado em conjunto com a Unity, a api da Oculus conta diversos que facilitam o desenvolvimento de aplicações em RV, que irão maximizar a produtividade durante o minicurso e trazer o foco para o desenvolvimento de uma aplicação real [Oculus VR 2017].
A aplicação elaborada pelos participantes será desenvolvida para a plataforma Android, que e mais acessível para o público em geral, podendo ser feito o uso do aplicativo assim que finalizado. Ademais tambem serão apresentadas formas de migrar para as demais plataformas operacionais.
Conhecimento básico em programação.