Minicurso

INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO EM REALIDADE VIRTUAL


Resumo


O mini curso proposto neste trabalho visa iniciar e introduzir o participante a programação em Realidade Vitural (RV), utilizando a plataforma de desenvolvimento Unity 3D e framework de desenvolvimento de um dos maiores nomes em RV na atualidade, a Ocullus. Com uma duração de 4 horas, o mini curso visa, dessa forma, construir uma base solida para que, então, os partícipes continuem a desenvolver suas próprias aplicações em Realidade Virtual.


Objetivo


Introduzir os participantes à engine Unity3D com foco no desenvolvimento de aplicações em Realidade Virtual(RV), habilitando o mesmo a iniciar o desenvolvimento dos próprios softwares a partir dos fundamentos aprendidos no mini curso.


Duração

O mini curso será realizado em duas etapas: A primeira, uma introdução teórica à plataforma de desenvolvimento e uma visão geral de como desenvolver aplicações em RV de forma correta, com duração de 40 minutos. No segundo momento, será realizada a prática de desenvolvimento com duração de 2 horas.


Metodologia


  1. Recursos e Materiais

    Durante a prática serão utilizados computadores para realizar o desenvolvimento da aplicação em realidade virtual, assim como telefones celulares e óculos para realidade virtual (CardBoard)(Figura 1). Além disso, se fará o uso de data show para apresentação de transparências durante todo o mini curso.


    Figura 1. Óculos utilizado para visualização de aplicações VR

  2. Unity 3D

    Empregado como plataforma de desenvolvimento durante o mini curso, por ser uma engine, que apesar de ser de fácil utilização, conta com recursos poderosos [UnityTecnologies 2018]. Dessa forma, será utilizada a versão mais recente da Unity 2018.1 (Figura 2), que irá proporcionar bons resultados num curto período de tempo.


    Figura 2. Interface da Unity 3D

  3. Framework da Oculus De Realidade Virtual para Unity 3D

    Usado em conjunto com a Unity, a api da Oculus conta diversos que facilitam o desenvolvimento de aplicações em RV, que irão maximizar a produtividade durante o minicurso e trazer o foco para o desenvolvimento de uma aplicação real [Oculus VR 2017].


  4. Plataforma Alvo

    A aplicação elaborada pelos participantes será desenvolvida para a plataforma Android, que e mais acessível para o público em geral, podendo ser feito o uso do aplicativo assim que finalizado. Ademais tambem serão apresentadas formas de migrar para as demais plataformas operacionais.


Requisitos


Conhecimento básico em programação.


Local


Laboratório B22