RobôBASE



Resumo


A ROBÔBASE é uma competição de robótica que coloca em prova as máquinas desenvolvidas pelos estudantes e pesquisadores de varias instituições publicas e privadas de região. Essa é a primeira edição da ROBÔBASE, a qual foi criada e motivada pelo sucesso da RRC (Recôncavo Robot Challenge), competição de robótica que aconteceu junto a edição 2017 da ERBASE no Recôncavo Baiano.

A ROBÔBASE tem o objetivo de promover a criatividade, a capacidade de trabalhar em equipe e de buscar soluções de hardware e software para superar seus adversários nas diferentes classes e categorias disponíveis, além da habilidade de resolver tais problemas mesmo sob certa pressão psicológica, inerente a uma competição.

É elaborada com base nos moldes das competições de robótica tais como OBR, ROBOCORE® Winter Challenge e FUJISOFT®'All Japan Robot-Sumo Tournament'.


Datas Importantes


  • 06/07/2018 - Inicio das Inscrições
  • A definir - Último dia para inscrição de equipes (até às 23:00 horas)
  • 24/08/2018 - Dia do evento, inicio as 9:00 horas e final previsto para 17:30 horas.

Inscrições


Será cobrada uma taxa de inscrição na RobôBASE no valor de R$ 40,00 por equipe. A inscrição deverá ser paga durante o ato de inscrição na ERBASE. Para tal, UM ÚNICO membro da equipe deverá selecionar a opção RobôBASE durante o processo de inscrição online na ERBASE. Além disso, o capitão da equipe deverá preencher uma ficha de inscrição disponível aqui e enviá-la para o email da organização do evento: erbase2018@ifs.edu.br.


Observações


É obrigatório que até o início da competição pelo menos UM membro da equipe esteja inscrito na ERBASE. Caso isso não aconteça a equipe será eliminada da competição. Apenas as equipes que se inscreverem e pagarem a taxa farão parte do evento. No formulário de inscrição o capitão da equipe deve preencher todos os dados da equipe como os nomes dos demais membros da equipe, e deve preencher quais categorias/classes de robôs vai participar, o formulário limita a inscrição de até 5 robôs no total (independente da categoria/classe) caso a equipe desejar inscrever mais robôs deverá preencher um novo formulário com os demais robôs e deverá indicar um outro capitão que também deverá estar inscrito na ERBASE.

Os membros da equipe que não se inscreverem na ERBASE e estiverem inscritos apenas na RobôBASE não receberão certificado de participação da ERBASE, recebendo apenas o certificado de participação na RobôBASE.


As equipes


Cada equipe representa uma instituição de ensino médio ou superior pública ou privada e pode ser formada por estudantes do ensino fundamental médio, graduação, pós-graduação e docentes, sendo que, se a equipe for composta por menores de 18 anos, a presença de um professor ou tutor maior de idade é obrigatória e será este o responsável pelos menores.

As equipes podem ser compostas por um mínimo de 1 (um) e um máximo de 10 (dez) pessoas, sendo que será limitado o numero de 5 pessoas por robô inscrito, logo uma equipe com 10 pessoas deverá ter no mínimo 2 robôs inscritos independente da categoria ou classe.

Uma mesma instituição pode ter várias equipes participantes.

A competição será limitada a no máximo 20 equipes. Não será garantido pela organização infraestrutura disponível para cada equipe individualmente, tendo as equipes que compartilhar o espaço para manutenção dos robôs durante a realização da competição.

A competição se destina (mas não se limita) a alunos de instituições de ensino da área de computação (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, etc.) e áreas afins (Matemática, Física e Engenharias).

Não será fornecido pela organização nenhum tipo de material ou suporte para o funcionamento dos robôs, cabendo a cada equipe estarem com seus robôs funcionais no momento da competição, bem como levar todo ferramental necessário para ajuste ou manutenção dos robôs. É recomendado que cada equipe leve no dia da competição, uma extensão elétrica de pelo menos 3 metros para alimentar, componentes elétricos como computador, carregador de bateria, ferros de solda, entre outros que venham a utilizar.


Tutores de Equipes de Nível Fundamental


O tutor deve ser o responsável pela inscrição online na erbase informando sua escolaridade. Além do registro na erbase, lembre-se de registrar-se também no evento roboBASE!

Os alunos preenchem o formulário de inscrição da equipe, o qual será assinado pelo capitão da equipe.

Ao enviar o formulário de inscrição da equipe, coloque no corpo do email quem será o tutor(a) responsável pela equipe. O tutor(a) deverá estar presente no dia da competição.


Tutores de Equipes do Ensino Médio


Um aluno fica responsável pela inscrição online na erbase informando ensino médio. Além do registro na erbase, lembre-se de registrar-se também no evento roboBASE!

Os alunos preenchem o formulário de inscrição da equipe, o qual será assinado pelo capitão da equipe.

Ao enviar o formulário de inscrição da equipe, coloque no corpo do email quem será o tutor(a) responsável pela equipe. O tutor(a) deverá estar presente no dia da competição.


Formato da competição


A competição está divida em três categorias sendo elas:

Cada categoria/classe compete independente da outra estando as equipes aptas a competir em qualquer categoria/classe com um ou mais robôs.

Um mesmo robô pode participar de mais de uma categoria, desde que atenda os requisitos de dimensão e peso para cada classe, no entanto as competições podem ocorrer simultaneamente em locais diferentes podendo o robô ser desclassificado caso não compareça para competir no momento solicitado.


Recursos


Somente o capitão da equipe poderá recorrer à organização da competição caso julgue que seu time tenha sido prejudicado durante uma rodada. Cabe a cada equipe ter conhecimento das regras de cada categoria e deve em caso de duvidas dirigir-se a coordenação para esclarecer qualquer duvida acerca do entendimento das regras. Qualquer recurso deve ser imediatamente solicitado ao juiz das lutas ou ao coordenador da ROBÔBASE. O Comitê Diretor da ROBÔBASE decidirá sobre o caso no momento oportuno. Os resultados serão divulgados ligeiramente após a etapa final. Um recurso deve estar baseado em uma ou mais das circunstâncias a seguir: violação de uma regra, má conduta de uma equipe ou má conduta da administração da competição. As decisões dos juízes são finais e não cabem contestamento. Cabe as equipes ajudar na transparência da competição denunciando outras equipes que venham a utilizar de práticas e recursos tecnológicos não permitidos pelas regras.


Premiação


A definir