A ROBÔBASE é uma competição de robótica que coloca em prova as máquinas desenvolvidas pelos estudantes e pesquisadores de varias instituições publicas e privadas de região. Essa é a primeira edição da ROBÔBASE, a qual foi criada e motivada pelo sucesso da RRC (Recôncavo Robot Challenge), competição de robótica que aconteceu junto a edição 2017 da ERBASE no Recôncavo Baiano.
A ROBÔBASE tem o objetivo de promover a criatividade, a capacidade de trabalhar em equipe e de buscar soluções de hardware e software para superar seus adversários nas diferentes classes e categorias disponíveis, além da habilidade de resolver tais problemas mesmo sob certa pressão psicológica, inerente a uma competição.
É elaborada com base nos moldes das competições de robótica tais como OBR, ROBOCORE® Winter Challenge e FUJISOFT®'All Japan Robot-Sumo Tournament'.
Será cobrada uma taxa de inscrição na RobôBASE no valor de R$ 40,00 por equipe. A inscrição deverá ser paga durante o ato de inscrição na ERBASE. Para tal, UM ÚNICO membro da equipe deverá selecionar a opção RobôBASE durante o processo de inscrição online na ERBASE. Além disso, o capitão da equipe deverá preencher uma ficha de inscrição disponível aqui e enviá-la para o email da organização do evento: erbase2018@ifs.edu.br.
É obrigatório que até o início da competição pelo menos UM membro da equipe esteja inscrito na ERBASE. Caso isso não aconteça a equipe será eliminada da competição. Apenas as equipes que se inscreverem e pagarem a taxa farão parte do evento. No formulário de inscrição o capitão da equipe deve preencher todos os dados da equipe como os nomes dos demais membros da equipe, e deve preencher quais categorias/classes de robôs vai participar, o formulário limita a inscrição de até 5 robôs no total (independente da categoria/classe) caso a equipe desejar inscrever mais robôs deverá preencher um novo formulário com os demais robôs e deverá indicar um outro capitão que também deverá estar inscrito na ERBASE.
Os membros da equipe que não se inscreverem na ERBASE e estiverem inscritos apenas na RobôBASE não receberão certificado de participação da ERBASE, recebendo apenas o certificado de participação na RobôBASE.
Cada equipe representa uma instituição de ensino médio ou superior pública ou privada e pode ser formada por estudantes do ensino fundamental médio, graduação, pós-graduação e docentes, sendo que, se a equipe for composta por menores de 18 anos, a presença de um professor ou tutor maior de idade é obrigatória e será este o responsável pelos menores.
As equipes podem ser compostas por um mínimo de 1 (um) e um máximo de 10 (dez) pessoas, sendo que será limitado o numero de 5 pessoas por robô inscrito, logo uma equipe com 10 pessoas deverá ter no mínimo 2 robôs inscritos independente da categoria ou classe.
Uma mesma instituição pode ter várias equipes participantes.
A competição será limitada a no máximo 20 equipes. Não será garantido pela organização infraestrutura disponível para cada equipe individualmente, tendo as equipes que compartilhar o espaço para manutenção dos robôs durante a realização da competição.
A competição se destina (mas não se limita) a alunos de instituições de ensino da área de computação (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, etc.) e áreas afins (Matemática, Física e Engenharias).
Não será fornecido pela organização nenhum tipo de material ou suporte para o funcionamento dos robôs, cabendo a cada equipe estarem com seus robôs funcionais no momento da competição, bem como levar todo ferramental necessário para ajuste ou manutenção dos robôs. É recomendado que cada equipe leve no dia da competição, uma extensão elétrica de pelo menos 3 metros para alimentar, componentes elétricos como computador, carregador de bateria, ferros de solda, entre outros que venham a utilizar.
O tutor deve ser o responsável pela inscrição online na erbase informando sua escolaridade. Além do registro na erbase, lembre-se de registrar-se também no evento roboBASE!
Os alunos preenchem o formulário de inscrição da equipe, o qual será assinado pelo capitão da equipe.
Ao enviar o formulário de inscrição da equipe, coloque no corpo do email quem será o tutor(a) responsável pela equipe. O tutor(a) deverá estar presente no dia da competição.
Um aluno fica responsável pela inscrição online na erbase informando ensino médio. Além do registro na erbase, lembre-se de registrar-se também no evento roboBASE!
Os alunos preenchem o formulário de inscrição da equipe, o qual será assinado pelo capitão da equipe.
Ao enviar o formulário de inscrição da equipe, coloque no corpo do email quem será o tutor(a) responsável pela equipe. O tutor(a) deverá estar presente no dia da competição.
A competição está divida em três categorias sendo elas:
Regras do Sumô de robôs: Clique aqui para acessar.
Regras do robô seguidor de linha: Clique aqui para acessar.
Regras da categoria de resgate: Clique aqui para acessar.
Cada categoria/classe compete independente da outra estando as equipes aptas a competir em qualquer categoria/classe com um ou mais robôs.
Um mesmo robô pode participar de mais de uma categoria, desde que atenda os requisitos de dimensão e peso para cada classe, no entanto as competições podem ocorrer simultaneamente em locais diferentes podendo o robô ser desclassificado caso não compareça para competir no momento solicitado.
Somente o capitão da equipe poderá recorrer à organização da competição caso julgue que seu time tenha sido prejudicado durante uma rodada. Cabe a cada equipe ter conhecimento das regras de cada categoria e deve em caso de duvidas dirigir-se a coordenação para esclarecer qualquer duvida acerca do entendimento das regras. Qualquer recurso deve ser imediatamente solicitado ao juiz das lutas ou ao coordenador da ROBÔBASE. O Comitê Diretor da ROBÔBASE decidirá sobre o caso no momento oportuno. Os resultados serão divulgados ligeiramente após a etapa final. Um recurso deve estar baseado em uma ou mais das circunstâncias a seguir: violação de uma regra, má conduta de uma equipe ou má conduta da administração da competição. As decisões dos juízes são finais e não cabem contestamento. Cabe as equipes ajudar na transparência da competição denunciando outras equipes que venham a utilizar de práticas e recursos tecnológicos não permitidos pelas regras.