XBASE


Resumo


O XBASE (Workshop de eXperimentos em Tecnologia Bahia-Alagoas-Sergipe) é um evento que promove a exposição de experimentos inovadores entre os alunos da área de Tecnologia da Informação (TI) através da exposição de soluções e protótipos (de software e/ou hardware) focados em abordagens criativas de TI. Em sua primeira edição, o evento estimula a geração de protótipos inovadores e a apresentação de soluções palpáveis que fomentem a geração de novas ideias, que contribuam para o desenvolvimento sustentável, que estimulem a integração de comunidades, e que permitam a reinvenção da sociedade de uma maneira criativa.

Ainda, os 3 (três) melhores trabalhos aceitos no workshop serão convidados para publicação de uma versão estendida na REVISTA DE SISTEMAS E COMPUTAÇÃO - RSC.


Tópicos de Interesse


Autores são convidados a submeter artigos originais que descrevem suas soluções/protótipos concluídos ou em andamento, relacionados com pesquisas, casos de sucesso, trabalhos indie, trabalhos colaborativos ou engajamento digital envolvendo os principais tópicos de interesse abaixo:

- Sistemas e Serviços Inovadores em Computação
- Soluções Open Hardware Criativas
- Jogos e Entretenimento Digital Aplicado
- Careware Compartilhado e na Nuvem
- Tecnologias Computacionais Renováveis e Sustentáveis


Formato do Evento


O principal objetivo do XBASE é atrair e expor em stands durante o evento ideias inovadoras e palpáveis que estejam na fase de conceito/protótipo e que atendam as seguintes premissas:

- Resolvam um problema real, atendam uma nova demanda, representam uma quebra de paradigma, ou causem uma diversão/movimentação social;
- Tenham um forte apelo tecnológico utilizando/integrando várias tecnologias inovadoras;
- Possam ser comprovadas/demonstradas tecnicamente;
- Não tenham sido premiadas em edições anteriores do evento e/ou eventos similares;
- Não sejam frutos de plágio.

É importante salientar que os direitos autorais dos projetos submetidos ou premiados pertencem aos seus respectivos autores, reservando-se aos órgãos envolvidos na organização da ERBASE a prerrogativa de publicá-los e/ou divulgá-los por qualquer forma ou processo, em conjunto ou separadamente.


Datas Importantes


20/06/2018 05/07/2018 – Prazo para submissão de trabalhos (até as 23:59 horas)
15/07/2018 20/07/2018 – Notificação de trabalhos aceitos
22/07/2018 27/07/2018 – Entrega da versão final dos trabalhos aceitos (até as 23:59 horas)
27/07/2018 – Prazo para inscrição de pelo menos um autor do trabalho aceito

Submissão de Artigos


Os artigos devem ser escritos em português ou inglês e conter entre 4 (quatro) e 6 (seis) páginas, incluindo: resumo, figuras e referências. A formatação do texto deve seguir o modelo da SBC para publicação de artigos. Serão aceitos trabalhos apenas no formato PDF (Portable Document Format). Os autores devem identificar-se apenas no formulário de submissão, mas não no artigo submetido. Quaisquer partes do artigo que possam de alguma forma identificar os autores devem ser substituídas por Xis (Universidade Xis, por exemplo). As submissões devem ser realizadas através do JEMS da SBC: https://submissoes.sbc.org.br. O não cumprimento destas regras implicará na imediata desclassificação do artigo.

Para a submissão da versão final do artigo, os autores devem preencher e enviar também o termo de cessão de direitos autorais da SBC, que pode ser baixado aqui.


Trabalhos Aceitos


  • Ferramenta para comunicação entre coordenações de curso e discentes

    Janielly Aliny Araújo Silva (Universidade Federal de Alagoas), Paulo Henrique Rodrigues Abreu (Universidade Federal de Alagoas), Elthon A. da S. Oliveira (Universidade Federal de Alagoas)

  • Otimização do uso da água por pequenos produtores agrícolas

    Elthon A. da S. Oliveira (Universidade Federal de Alagoas), Janielly Aliny Araújo Silva (Universidade Federal de Alagoas), Marcio Santos (UFAL / Campus de Arapiraca)

  • Uma ferramenta para melhoria da eficiência das ações do Conselho Tutelar do município de Arapiraca

    Elthon A. da S. Oliveira (Universidade Federal de Alagoas), Matheus Melo (Universidade Federal de Alagoas), Monaly Vital Correia (Universidade Federal de Alagoas), Paulo Henrique Rodrigues Abreu (Universidade Federal de Alagoas)

  • iSAMU: infraestrutura tecnológica para auxiliar o SAMU no atendimento de ocorrências

    Elthon A. da S. Oliveira (Universidade Federal de Alagoas), Vitor Hugo Cavalcante da Silva (Universidade Federal de Alagoas), Paulo Henrique Rodrigues Abreu (Universidade Federal de Alagoas)

  • Um aplicativo voltado à divisão de gastos de estudantes com refeições

    Elthon A. da S. Oliveira (Universidade Federal de Alagoas), Lucas da Silva Ferreira (Universidade Federal de Alagoas), Paulo Henrique Rodrigues Abreu (Universidade Federal de Alagoas), Matheus Melo (Universidade Federal de Alagoas), João Vítor do Nascimento (Federal University of Alagoas)

  • Re-Color: Aplicando o Reuso de Temáticas e Enredos na Produção de Jogos Digitais

    Victor Travassos Sarinho (Universidade Estadual de Feira de Santana), Hugo Filho (State University of Feira de Santana)

  • Jogo de aventura ambientado na Universidade Federal de Alagoas

    Elthon A. da S. Oliveira (Universidade Federal de Alagoas), Juliano R Barbosa (Universidade Federal de Alagoas)

  • Universo Universitário: Jogo Mobile de Simulação da Vida Estudantil

    Victor Travassos Sarinho (Universidade Estadual de Feira de Santana), Matheus Teixeira dos Santos (Universidade Estadual de Feira de Santana), Victor Munduruca (UEFS)

  • Projeto VidaVit: Saúde para Vencer

    Victor Travassos Sarinho (Universidade Estadual de Feira de Santana), Higor Vital da Silva Sant'Anna (State University of Feira de Santana), Tarles Walker Ramos ARAÚJO (Universidade Estadual de Feira de Santana)

  • FonoReality: Aplicando a Realidade Aumentada na Geração de Álbuns Fonéticos

    Victor Travassos Sarinho (Universidade Estadual de Feira de Santana), Rafael dos Reis Azevedo (Universidade Estadual de Feira de Santana)

  • SOFTWARE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL Uma solução para comunicação entre orgãos gestores e equipe de apoio

    Eliney Sabino (UNISEPE), Moises Duarte junior (Unisepe), Jonas Lima (Unisepe), Henrique Imanobu de Brito (Unisepe), Lucas Ramos (Unisepe)

  • Resgate Animal: Um Jogo Educativo para Preservação da Fauna Brasileira

    Victor Travassos Sarinho (Universidade Estadual de Feira de Santana), Júlio César A Silva (Universidade Estadual de Feira de Santana), André V Castro (Universidade Estadual de Feira de Santana)

  • GiveMeJobs: desenvolvimento de uma plataforma web para a divulgação de vagas de emprego e estágio

    Elthon A. da S. Oliveira (Universidade Federal de Alagoas), Dáwid Oliveira (Universidade Federal de Alagoas), Danillo Rodrigues (Abreu), João Farias (Universidade Federal de Alagoas), Luiz Fernando da Silva (Universidade Federal de Alagoas), P. Barros (Universidade Federal de Alagoas)

  • Dizziness: um Aplicativo para o Tratamento Optocinético de Pacientes com Tontura

    Fernando Azevedo Junior (Universidade do Estado da Bahia), José Carneiro (Universidade do Estado da Bahia), Glória Canto (UNEB), Murilo Boratto (Universidade do Estado da Bahia), Lynn Alves (Universidade Federal da Bahia), Ricardo Matos (Universidade do Estado da Bahia), Gildevan Jesus (Universidade do Estado da Bahia)

  • Carona Não - Solução para Divisão de Gastos com Combustível em Deslocamentos

    Elthon A. da S. Oliveira (Universidade Federal de Alagoas), Carlos Henrique de MACÊDO (da Universidade Federal de Alagoas), Paulo Henrique Rodrigues Abreu (Universidade Federal de Alagoas), Janielly Aliny Araújo Silva (Universidade Federal de Alagoas)

  • Proposta de Participação XBASE 2018: e-Helmet

    Edjair Filho (Universidade Federal do Vale do São Francisco), Juliana da S. Firmo (Universidade Federal do Vale do São Francisco), Larissa A. Rocha (Universidade Federal do Vale do São Francisco), Max Santana Rolemberg Farias (Universidade Federal do Vale do São Francisco)

  • Desenvolvimento de um Jogo Voltado para o Ensino de Matemática nas Séries Iniciais

    Victor Travassos Sarinho (Universidade Estadual de Feira de Santana), Weverson D. S. Gomes (State University of Feira de Santana), Murilo Silva Tanan (Universidade Estadual de Feira de Santana)

  • Uma Proposta de Produção de Jogos Estilo Quiz na Plataforma Arduino

    Victor Travassos Sarinho (Universidade Estadual de Feira de Santana), Gabriel Silva de Azevedo (Universidade Estadual de Feira de Santana)

  • Umistick: Um Joystick de Sopro Baseado em um Sensor de Umidade

    Victor Travassos Sarinho (Universidade Estadual de Feira de Santana), Gabriel Alves (Universidade Estadual de Feira de Santana)

  • Firstaid: Um Jogo para Auxiliar no Processo de Construção das Noções Básicas de Primeiros Socorros

    Victor Travassos Sarinho (Universidade Estadual de Feira de Santana), Gilvanei Pereira Bispo (Universidade Estadual de Feira de Santana), Nielson Carneiro (Universidade Estadual de Feira de Santana)

  • Ferramenta de Apoio à Análise de Dados Agrometeorológicos para Tomada de Decisões

    Elthon A. da S. Oliveira (Universidade Federal de Alagoas), Vitor Hugo Cavalcante da Silva (Universidade Federal de Alagoas), Antônio Igor Cavalcante Lima (Universidade Federal de Alagoas)

  • LARICA - Plataforma para venda de Lanches

    Mauricésar Ferreira Barbosa Júnior (Universidade Federal de Alagoas), Monaly Vital Correia (Universidade Federal de Alagoas), Gabriel Amaral Souza (Universidade Federal de Alagoas), Arnon Rodrigo de Farias (Universidade Federal de Alagoas), Jonas F. Silva (Universidade Federal de Alagoas), Elthon A. da S. Oliveira (Universidade Federal de Alagoas), Rômulo Nunes de Oliveira (Universidade Federal de Alagoas), Karol Fireman de Farias (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS)

  • Desenvolvimento de um Software de Planejamento e Gestão Orçamentária para as Instituições Públicas

    Filipe da Silva Oliveira (IFAL - Campus Palmeira dos Índios), José Ferreira Leite Neto (Instituto Federal de Alagoas), Glauber Ferreira (IFAL), Dickinson Moura Cavalcante (INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS)

  • Desenvolvimento de um Sistema de Monitoramento de Temperatura sem Fio

    Paulo Matheus Silva Santos (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia), Geydison Gonzaga Demetino (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia)

  • Estufa Inteligente-Sistema Automatizado para o Cultivo de Hortaliças

    Leandro Pereira Sampaio (Universidade Estadual de Feira de Santana), Fabio S. de Oliveira (Universidade Estadual de Feira de Santana), Franklin Lázaro S. de Oliveira (Universidade Estadual de Feira de Santana), Higor Vital da Silva Sant'Anna (State University of Feira de Santana), Joacy Mesquita da Silva (Universidade Estadual de Feira de Santana), Washington Pagotto Batista (Universidade Estadual de Feira de Santana), Diogo (Universidade Estadual de Feira de Santana), Beatriz Silva de Santana (Universidade Estadual de Feira de Santana)

  • Desenvolvimento de uma Trena Digital de Baixo Custo Utilizando Arduino e Sensor Ultrassonico

    Beatriz Silva de Santana (Universidade Estadual de Feira de Santana), Franklin Lázaro S. de Oliveira (Universidade Estadual de Feira de Santana), Idelvando Cerqueira de Souza (Universidade Estadual de Feira de Santana), Wanderson B. Silva (Universidade Estadual de Feira de Santana), Ramon C. Silva (Universidade Estadual de Feira de Santana), Gabriel Alves (Universidade Estadual de Feira de Santana)

  • Smart Cycling: Sistema de Contagem de Ciclistas para Cidades Inteligentes

    Nilson Ramos de Menezes Júnior (UFS), Gilton J. F. Silva (UFS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE)

  • Em Busca de uma API REST para um Sistema Acadêmico de Terceiros

    Ana L S Ferreira (IFAL), JALVES M NICACIO (Instituto Federal de Alagoas), Glauber Ferreira (IFAL), Greyson Filho (Instituto federal de Alagoas), Vanderson Rodrigues (Universidade Federal de Alagoas)


Programação


Sexta-feira (24/08/2018)

Das 10h às 13h (Hall do Bloco G)

  • Ferramenta para comunicação entre coordenações de curso e discentes

    Janielly Aliny Araújo Silva (Universidade Federal de Alagoas), Paulo Henrique Rodrigues Abreu (Universidade Federal de Alagoas), Elthon A. da S. Oliveira (Universidade Federal de Alagoas)

  • Otimização do uso da água por pequenos produtores agrícolas

    Elthon A. da S. Oliveira (Universidade Federal de Alagoas), Janielly Aliny Araújo Silva (Universidade Federal de Alagoas), Marcio Santos (UFAL / Campus de Arapiraca)

  • Uma ferramenta para melhoria da eficiência das ações do Conselho Tutelar do município de Arapiraca

    Elthon A. da S. Oliveira (Universidade Federal de Alagoas), Matheus Melo (Universidade Federal de Alagoas), Monaly Vital Correia (Universidade Federal de Alagoas), Paulo Henrique Rodrigues Abreu (Universidade Federal de Alagoas)

  • iSAMU: infraestrutura tecnológica para auxiliar o SAMU no atendimento de ocorrências

    Elthon A. da S. Oliveira (Universidade Federal de Alagoas), Vitor Hugo Cavalcante da Silva (Universidade Federal de Alagoas), Paulo Henrique Rodrigues Abreu (Universidade Federal de Alagoas)

  • Um aplicativo voltado à divisão de gastos de estudantes com refeições

    Elthon A. da S. Oliveira (Universidade Federal de Alagoas), Lucas da Silva Ferreira (Universidade Federal de Alagoas), Paulo Henrique Rodrigues Abreu (Universidade Federal de Alagoas), Matheus Melo (Universidade Federal de Alagoas), João Vítor do Nascimento (Federal University of Alagoas)

  • Jogo de aventura ambientado na Universidade Federal de Alagoas

    Elthon A. da S. Oliveira (Universidade Federal de Alagoas), Juliano R Barbosa (Universidade Federal de Alagoas)

  • SOFTWARE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL Uma solução para comunicação entre orgãos gestores e equipe de apoio

    Eliney Sabino (UNISEPE), Moises Duarte junior (Unisepe), Jonas Lima (Unisepe), Henrique Imanobu de Brito (Unisepe), Lucas Ramos (Unisepe)

  • Resgate Animal: Um Jogo Educativo para Preservação da Fauna Brasileira

    Victor Travassos Sarinho (Universidade Estadual de Feira de Santana), Júlio César A Silva (Universidade Estadual de Feira de Santana), André V Castro (Universidade Estadual de Feira de Santana)

  • GiveMeJobs: desenvolvimento de uma plataforma web para a divulgação de vagas de emprego e estágio

    Elthon A. da S. Oliveira (Universidade Federal de Alagoas), Dáwid Oliveira (Universidade Federal de Alagoas), Danillo Rodrigues (Abreu), João Farias (Universidade Federal de Alagoas), Luiz Fernando da Silva (Universidade Federal de Alagoas), P. Barros (Universidade Federal de Alagoas)

  • Dizziness: um Aplicativo para o Tratamento Optocinético de Pacientes com Tontura

    Fernando Azevedo Junior (Universidade do Estado da Bahia), José Carneiro (Universidade do Estado da Bahia), Glória Canto (UNEB), Murilo Boratto (Universidade do Estado da Bahia), Lynn Alves (Universidade Federal da Bahia), Ricardo Matos (Universidade do Estado da Bahia), Gildevan Jesus (Universidade do Estado da Bahia)

  • Carona Não - Solução para Divisão de Gastos com Combustível em Deslocamentos

    Elthon A. da S. Oliveira (Universidade Federal de Alagoas), Carlos Henrique de MACÊDO (da Universidade Federal de Alagoas), Paulo Henrique Rodrigues Abreu (Universidade Federal de Alagoas), Janielly Aliny Araújo Silva (Universidade Federal de Alagoas)

  • Desenvolvimento de um Software de Planejamento e Gestão Orçamentária para as Instituições Públicas

    Filipe da Silva Oliveira (IFAL - Campus Palmeira dos Índios), José Ferreira Leite Neto (Instituto Federal de Alagoas), Glauber Ferreira (IFAL), Dickinson Moura Cavalcante (INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS)

  • Ferramenta de Apoio à Análise de Dados Agrometeorológicos para Tomada de Decisões

    Elthon A. da S. Oliveira (Universidade Federal de Alagoas), Vitor Hugo Cavalcante da Silva (Universidade Federal de Alagoas), Antônio Igor Cavalcante Lima (Universidade Federal de Alagoas)

  • LARICA - Plataforma para venda de Lanches

    Mauricésar Ferreira Barbosa Júnior (Universidade Federal de Alagoas), Monaly Vital Correia (Universidade Federal de Alagoas), Gabriel Amaral Souza (Universidade Federal de Alagoas), Arnon Rodrigo de Farias (Universidade Federal de Alagoas), Jonas F. Silva (Universidade Federal de Alagoas), Elthon A. da S. Oliveira (Universidade Federal de Alagoas), Rômulo Nunes de Oliveira (Universidade Federal de Alagoas), Karol Fireman de Farias (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS)

Das 14h:30 às 16h e das 17h:30 (Hall do Bloco G)

  • Desenvolvimento de um Sistema de Monitoramento de Temperatura sem Fio

    Paulo Matheus Silva Santos (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia), Geydison Gonzaga Demetino (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia)

  • Estufa Inteligente-Sistema Automatizado para o Cultivo de Hortaliças

    Leandro Pereira Sampaio (Universidade Estadual de Feira de Santana), Fabio S. de Oliveira (Universidade Estadual de Feira de Santana), Franklin Lázaro S. de Oliveira (Universidade Estadual de Feira de Santana), Higor Vital da Silva Sant'Anna (State University of Feira de Santana), Joacy Mesquita da Silva (Universidade Estadual de Feira de Santana), Washington Pagotto Batista (Universidade Estadual de Feira de Santana), Diogo (Universidade Estadual de Feira de Santana), Beatriz Silva de Santana (Universidade Estadual de Feira de Santana)

  • Desenvolvimento de uma Trena Digital de Baixo Custo Utilizando Arduino e Sensor Ultrassonico

    Beatriz Silva de Santana (Universidade Estadual de Feira de Santana), Franklin Lázaro S. de Oliveira (Universidade Estadual de Feira de Santana), Idelvando Cerqueira de Souza (Universidade Estadual de Feira de Santana), Wanderson B. Silva (Universidade Estadual de Feira de Santana), Ramon C. Silva (Universidade Estadual de Feira de Santana), Gabriel Alves (Universidade Estadual de Feira de Santana)

  • Smart Cycling: Sistema de Contagem de Ciclistas para Cidades Inteligentes

    Nilson Ramos de Menezes Júnior (UFS), Gilton J. F. Silva (UFS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE)

  • Em Busca de uma API REST para um Sistema Acadêmico de Terceiros

    Ana L S Ferreira (IFAL), JALVES M NICACIO (Instituto Federal de Alagoas), Glauber Ferreira (IFAL), Greyson Filho (Instituto federal de Alagoas), Vanderson Rodrigues (Universidade Federal de Alagoas)

  • Re-Color: Aplicando o Reuso de Temáticas e Enredos na Produção de Jogos Digitais

    Victor Travassos Sarinho (Universidade Estadual de Feira de Santana), Hugo Filho (State University of Feira de Santana)

  • Universo Universitário: Jogo Mobile de Simulação da Vida Estudantil

    Victor Travassos Sarinho (Universidade Estadual de Feira de Santana), Matheus Teixeira dos Santos (Universidade Estadual de Feira de Santana), Victor Munduruca (UEFS)

  • Projeto VidaVit: Saúde para Vencer

    Victor Travassos Sarinho (Universidade Estadual de Feira de Santana), Higor Vital da Silva Sant'Anna (State University of Feira de Santana), Tarles Walker Ramos ARAÚJO (Universidade Estadual de Feira de Santana)

  • FonoReality: Aplicando a Realidade Aumentada na Geração de Álbuns Fonéticos

    Victor Travassos Sarinho (Universidade Estadual de Feira de Santana), Rafael dos Reis Azevedo (Universidade Estadual de Feira de Santana)

  • Desenvolvimento de um Jogo Voltado para o Ensino de Matemática nas Séries Iniciais

    Victor Travassos Sarinho (Universidade Estadual de Feira de Santana), Weverson D. S. Gomes (State University of Feira de Santana), Murilo Silva Tanan (Universidade Estadual de Feira de Santana)

  • Uma Proposta de Produção de Jogos Estilo Quiz na Plataforma Arduino

    Victor Travassos Sarinho (Universidade Estadual de Feira de Santana), Gabriel Silva de Azevedo (Universidade Estadual de Feira de Santana)

  • Umistick: Um Joystick de Sopro Baseado em um Sensor de Umidade

    Victor Travassos Sarinho (Universidade Estadual de Feira de Santana), Gabriel Alves (Universidade Estadual de Feira de Santana)

  • Firstaid: Um Jogo para Auxiliar no Processo de Construção das Noções Básicas de Primeiros Socorros

    Victor Travassos Sarinho (Universidade Estadual de Feira de Santana), Gilvanei Pereira Bispo (Universidade Estadual de Feira de Santana), Nielson Carneiro (Universidade Estadual de Feira de Santana)

  • Proposta de Participação XBASE 2018: e-Helmet

    Edjair Filho (Universidade Federal do Vale do São Francisco), Juliana da S. Firmo (Universidade Federal do Vale do São Francisco), Larissa A. Rocha (Universidade Federal do Vale do São Francisco), Max Santana Rolemberg Farias (Universidade Federal do Vale do São Francisco)


Coordenação


  • Adilson Jorge dos Santos (CESMAC) - adilson.al@gmail.com
  • Eduardo Moraes (IFAL) - eduardo.moraes@ifal.edu.br
  • Gilton José Ferreira da Silva (UFS) - gilton@dcomp.ufs.br
  • Victor Travassos Sarinho (UEFS) - vsarinho@gmail.com / vsarinho@uefs.br

  • Comitê Científico


    • Adilson Jorge dos Santos - Centro Universitário Cesmac (CESMAC)
    • Alezy Lima - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL)
    • Anderson Pereira de Lima Jerônimo - Faculdade Pitágoras
    • André Almeida - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
    • Daniel Paiva - Universidade Federal Fluminense
    • David Lima - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL)
    • Eduardo Moraes - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL)
    • Elthon Oliveira - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
    • Fabio Dias - Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul)
    • Fernando Pinto - Centro Universitário Cesmac (CESMAC)
    • Gilson Santos Júnior - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS)
    • Gilton Silva - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
    • Gilvan Durães - Instituto Federal Baiano (IFBaiano)
    • Heitor Barros - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL)
    • Ivo Calado - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL)
    • Jorge Luis Cavalcanti Ramos - Universidade Federal do Vale do São Francisco
    • Marcelo Borth - Instituto Federal do Paraná / campus Umuarama (IFPR)
    • Marcelo Kwecko - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
    • Marcilio Souza Junior - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL)
    • Mário Hozano - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
    • Patricia Hubler - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
    • Silvia de Castro Bertagnolli - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
    • Tamer Cavalcante - Instituto Federal de Santa Catarina
    • Victor Sarinho - Universidade Estadual de Feira de Santana