PROGBASE


Apresentação


A ProgBASE (Maratona de Programação da ERBASE) é um evento que promove a criatividade, a capacidade de trabalhar em equipe e de buscar soluções de software para problemas de baixo, médio e alto nível de dificuldade, além da habilidade de resolver tais problemas mesmo sob certa pressão psicológica, inerente a uma competição. É elaborada no molde da Maratona de Programação organizada pela Sociedade Brasileira de Computação. Podem se inscrever equipes formadas por alunos de uma mesma instituição de ensino e por um professor da instituição à qual pertença a equipe, que atuará como coach (técnico), sendo que a presença deste último não é obrigatória, ou seja, a equipe poderá se inscrever mesmo que não haja um coach.


Datas Importantes


21/08/2018 – Último dia para inscrição de equipes (até às 23:00 horas)

Inscrições


Será cobrada uma taxa de inscrição no ProgBASE no valor de R$30,00 por equipe. A inscrição deverá ser paga durante o ato de inscrição na ERBASE. Para tal, UM ÚNICO membro da equipe deverá selecionar a opção ProgBASE durante o processo de inscrição na ERBASE.
Além disso, o coach da equipe deverá preencher uma ficha de inscrição disponível aqui e enviá-la para o email da organização do evento.
Observações
É obrigatório que até o início da competição todos os membros da equipe estejam inscritos na ERBASE. Caso isso não aconteça a equipe será eliminada da competição. As inscrições podem ser feitas até o dia 21/08/2018 — ou até serem preenchidas todas as vagas — e serão homologadas pela coordenação do evento.
As vagas remanescentes poderão ser preenchidas na sessão de warm-up, onde deverá ser paga a taxa de R$30,00. Apenas as equipes que se inscreverem e pagarem a taxa farão parte do evento.


Formação de equipes


Cada equipe representa uma instituição de ensino técnico ou superior e é formada por um coach e três alunos desta instituição, sendo que somente a presença do coach é opcional. Uma mesma instituição pode ter várias equipes participantes. A quantidade de equipes participantes será limitada pela infraestrutura disponível para a realização da competição. A competição se destina a alunos de instituições de ensino da área de computação (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, etc) e áreas afins (Matemática, Física e Engenharias). Cada equipe pode indicar no máximo um reserva. Todos devem ser alunos regulares na instituição de ensino citada na inscrição. A participação do reserva no concurso se dará apenas em caso de ocorrência de algum problema com um dos participantes, antes da realização do concurso, e a substituição deverá ser comunicada ao Comitê Diretor da ProgBASE até, no máximo, o warm-up. Depois de iniciada a competição não há possibilidade de substituição na equipe.


Formato da competição


Os times receberão uma prova com diversos problemas que devem ser resolvidos durante 5 horas de competição. Os problemas deverão ser resolvidos em alguma das linguagens de programação disponibilizadas para a competição: C, C++ ou Java. As equipes poderão resolver um problema da prova em uma linguagem de programação e outro problema em outra linguagem, sem qualquer prejuízo. Para a implementação as equipes terão a sua disposição um computador e todo o material escrito ou impresso que possuírem. Entretanto, não poderão fazer uso de material armazenado em meio magnético/eletrônico ou ter acesso à Internet durante a competição. Quando uma equipe julgar ter um código que solucione um problema, ela pode submetê-lo à correção pelos juízes, que compilam e executam este programa com uma bateria de testes. Para cada submissão o time recebe uma resposta, que pode ser satisfatória (e o problema está resolvido pelo time) ou indica algum erro ocorrido: resposta errada, tempo de execução excedido, erro de execução, erro de compilação, etc. A equipe vencedora é aquela que resolver a maior quantidade de problemas nas 5 horas de competição. Empates no número de problemas resolvidos serão classificados pelo tempo corrigido. Ganha aquela equipe que tem o menor tempo corrigido. O tempo corrigido da equipe é dado pela soma dos tempos corrigidos somente dos problemas corretamente resolvidos pela equipe. O tempo corrigido de um problema é dado pelo número de minutos decorridos desde o início da competição até o momento da primeira submissão correta, somado com uma penalidade de 20 minutos por submissão incorreta feita anteriormente para o mesmo problema. Em caso de empate, será considerada vencedora a equipe cuja última submissão correta tenha sido feita mais cedo. Persistindo o empate, se passará à penúltima submissão correta e assim por diante. Se persistir o empate a organização fará um sorteio entre as equipes envolvidas. A organização da competição é responsável pela decisão de qualquer caso não previsto. Os times inscritos permitem o uso e divulgação de suas imagens e dos programas submetidos, pela organização da competição.


Recursos


O líder da equipe (que será preferencialmente o coach da equipe, quando este existir) poderá recorrer à organização da competição caso julgue que seu time tenha sido prejudicado durante a competição. Qualquer recurso deve ser inicialmente enviado ao coordenador da ProgBASE, dentro de 24h a contar do término da realização do concurso. O Comitê Diretor da ProgBASE decidirá sobre o caso nos três dias úteis seguintes. Os resultados da Maratona de Programação serão finais apenas quando todos os recursos tiverem sido julgados. Um recurso deve estar baseado em uma ou mais das circunstâncias a seguir: violação de uma regra, má conduta de uma equipe ou má conduta da administração da competição. As decisões dos juízes são finais. Não cabe recurso quanto a um julgamento de um código.


Comitê Avaliador


  • Adolfo Guimarães Pinto (UNIT)
  • Geydison Gonzaga Demetino (UFRB)
  • Hamilton Jose Brumatto (UESC)