O Workshop de Educação e Informática Bahia-Alagoas-Sergipe (WEIBASE) é um fórum regional que visa divulgar e discutir os avanços político-pedagógicos na educação superior e técnica em cursos de informática e o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação. O público-alvo deste evento é formado por coordenadores de curso, professores, estudantes e profissionais interessados em técnicas inovadoras voltadas à melhoria do ensino de informática e também no uso de tecnologias para o aperfeiçoamento de processos de ensino-aprendizagem. A programação do WEIBASE contará com a apresentação de artigos completos e de ferramentas computacionais de auxílio ao ensino de informática e das demais áreas do conhecimento. Para o evento, é esperada a submissão de artigos relacionados nas seguintes trilhas:
Trilha 1 – Educação em Computação
Destinada à pesquisas sobre o processo educacional na área de computação, tais como iniciativas de atração de talentos, educação inclusiva, currículos, infra-estrutura, integração academia-mercado e demais temas relacionados ao processo de ensino e aprendizagem na área.
Trilha 2 – Usos das TICs na Educação
Destinada à pesquisas sobre o usos das TICs no apoio à educação, tais como uso de jogos, redes sociais, plataformas de EAD, objetos de aprendizagem, bem como a educação digital, suas particularidades e inovações, formação de educadores e demais temas que destaquem o uso das TICs nos processos e metodologias educacionais. Espera-se ainda que os trabalhos desta trilha apresentem resultados importantes e que possam ser replicados em outros contextos.
Trilha 3 - Inclusão Digital por TICs voltadas para o Ensino e Aprendizagem
Destinada à pesquisas sobre o uso de tecnologias educacionais no apoio à inclusão digital, particularmente em ações de ensino e aprendizagem, tais como uso de software e hardware livre na educação, educação inclusiva por meio de TICs, robótica e demais projetos exitosos de inclusão digital.
Trilha 4 - Relatos de experiência de Projetos de Extensão na área de Computação.
Destinada a divulgar relatos de experiência de projetos de extensão na área de computação, com destaque aos resultados das ações desenvolvidas junto à sociedade. Ações de extensão que envolvam inclusão e letramento digital, disseminação de cultura digital por meio de blogs e mídias sociais e projetos de integração de comunidades apoiadas por tecnologias são algumas das linhas abordadas nesta trilha.
Independente da trilha, espera-se ainda que os trabalhos submetidos apresentem resultados consistentes, relevantes e replicáveis em outros cenários ou contextos.
A coordenação do evento pode, a seu critério, reclassificar um artigo submetido caso verifique a aderência do texto à trilha diferente da selecionada pelo autor.
O WEIBASE é um workshop que chega à sua 16ª edição, já consolidado como uma oportunidade para jovens pesquisadores apresentarem seus trabalhos e receberem importantes feedbacks de uma experiente equipe de avaliadores, que ajudarão a fortalecer ainda mais os seus trabalhos de pesquisa.
Serão premiados os três melhores trabalhos do workshop, levando-se em conta a nota do artigo na submissão e a nota da apresentação durante o evento. Além disso, Além disso, os 3 melhores artigos do Workshop serão convidados a publicar uma versão estendida do trabalho na Revista de Sistemas e Computação - RSC
Dia 23/08/2018 - Quinta-feira
10h00min - Sessão 1 (Trilha 01) - Sala B47
Título do trabalho | Autor(es) |
---|---|
Aplicação do Robocode como Instrumento para a Recepção de Calouros e Ensino de Programação de Computadores | Kenia Cox (UFS) Fillipe Paz (UFS) |
Modelagem de Processos com o BPMN para a Melhoria de Processos | Fabricio Oliveira (IFS) Adriana Fontes (UFS) Ana Carla do Nascimento Santos (IFS) |
Ensinando Redes de Computadores utilizando Metodologia Ativa e Computação Desplugada | David Sodré (UFBA) Ranansamir da Silva (UFBA) Claudia Coutinho (Secretaria de Educação do Estado da Bahia) |
Pensamento Computacional: uma Habilidade Essencial e seu Desenvolvimento através do Jogo COMPense | Kenia Cox (UFS) Alef Deus (UFS) Leandro Neto (UFS) |
Uma abordagem para o ensino de teste estrutural baseada na integração dos testes caminho básico, todos-usos e análise de mutantes | Sergio Fred Andrade (UESC) Daniel Lucas Santana Santos (UESC) Marcos Sousa (UESC) |
Título do trabalho | Autor |
---|---|
Tecnologias de Informação e Comunicação como instrumento para aprimorar a aprendizagem | Jéssica Queiroz Barreto (IF BAIANO) |
Wordl School: dinamizando o Ensino de Língua Inglesa com gamificação | Tarso Coelho (UESC) Vanderlei Santana (UESC) Alvaro Coêlho (UESC) |
Desenvolvendo o Pensamento Computacional através da Eletrônica Digital | Deborah Rodrigues (IF BAIANO- Campus Senhor do Bonfim) Elane Silva (IF BAIANO- Campus Senhor do Bonfim) |
Objetos Virtuais de Aprendizagem para Inclusão Digital: Uma Revisão Sistemática | Simone Silva (UFS) Gilton Silva (UFS) |
Título do trabalho | Autor |
---|---|
Ensino da Computação em Espaços de Educação Não Formal: a experiência em um centro de referência de assistência social de um município paraens | Albano. Goes. (UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA), Emanuel Brendo (UFRA), Irvem Barros (UFRA), Jean Rodrigues (UFRA), Lariss Joevila (UFRA), Maria Eduarda (UFRA), Jonas Martins (UFRA), Elbys Bastos (UFRA) |
Relato de Experiência sobre o uso de software para construção de atividades visualmente atrativas para estudantes com autismo | Lukas Teixeira Carvalho (IFAL) Mônica Cunha (IFAL) |
Análise do Impacto do Uso de Softwares Educacionais na Alfabetização Digital de Crianças | Evellyn Oliveira (IFAL) Eduardo Moraes (IFAL) |
Oficinas de Google Apps para facilitar a colaboração | Ícaro Alvim (UEFS), Henderson Chalegre (UEFS), Jussara Machado (UEFS), Quézia Cardoso (UEFS) |
Animando o Contraturno: Utilizando Scratch na iniciação de crianças de 7 a 10 anos em Programação na Escola Pública | Algeir Sampaio (UFPI) Tanires Ribeiro (UFPI) |
Título do trabalho | Autor |
---|---|
WNewbie: Ambiente Virtual de Atividades Gamificadas | Jislane Menezes (IFS) Wesley Bruno Oliveira (IFS) Gilson Santos Júnior (IFS) Lauro Fontes (IFS) Alisson Santos (IFS) |
Recompilação do Núcleo como Atividade Prática no gerenciamento de "Chamadas de Sistemas" no Ensino de Sistemas Operacionais | Ian Moreira (UESC - UESC) Swami Lima (UESC - UESC) Hamilton Brumatto (UESC) |
Relato de Experiência Projeto de Extensão: Curso UX E UI Design | Eneida Alves Rios (IF BAIANO) Iuri Deivison Cardoso Matos (IF BAIANO) Paulo Jordan de Jesus Lima (IF BAIANO) |
L2: Aplicativo para aprendizagem de Língua Portuguesa para alunos surdos | Scheilla Rocha (IFS) José Wilson Martins Filho (IFS) Mário André Freitas Farias (IFS) José Espínola da Silva Júnior (IFS) |
Os autores dos trabalhos aceitos NÃO serão dispensados do pagamento da inscrição na ERBASE, nem do pagamento dos minicursos e laboratórios. Além disso, a publicação do artigo nos anais do evento está condicionada à inscrição de pelo menos um dos autores no evento e à apresentação do trabalho na ERBASE.
O artigo deve ressaltar os aspectos inovadores e contribuições no âmbito da educação em computação e do uso das TICs na educação. A submissão de trabalhos será exclusivamente eletrônica através do JEMS/SBC. O formato de submissão deverá seguir o estilo dos artigos da SBC. O artigo deve ser escrito em português ou inglês e enviado em formato PDF. O artigo deve conter no máximo 10 páginas, incluindo resumo, abstract, figuras, diagramas e referências. Os artigos selecionados serão apresentados em sessões técnicas e publicados em meio digital.
A publicação do artigo nos anais do evento estará condicionada à inscrição de pelo menos um dos autores no evento. A seleção de trabalhos será realizada a partir da revisão por membros do comitê de programa do WEIBASE 2018, sendo aceitos os trabalhos que atingirem os maiores índices, respeitado o limite máximo de apresentações definidas para o evento. No processo de revisão, cada trabalho será analisado por pelo menos dois revisores.
Além disso, os 3 melhores artigos do Workshop serão convidados a publicar uma versão estendida do trabalho na Revista de Sistemas e Computação - RSC
Para a submissão da versão final do artigo, os autores devem preencher e enviar também o termo de cessão de direitos autorais da SBC, que pode ser baixado aqui.
Trilha 1 - Educação em Computação
David Sodré (Universidade Federal da Bahia - Brazil)
Trilha 1 - Educação em Computação
Fabricio Oliveira (Instituto Federal de Sergipe - Brazil), Adriana Fontes (Universidade Federal de Sergipe - Brazil), Ana Carla do Nascimento Santos (IFS - Brazil)
Trilha 1 - Educação em Computação
Ian Moreira (UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz - Brazil), Swami Lima (UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz - Brazil), Hamilton Brumatto (Universidade Estadual de Santa Cruz - Brazil)
Trilha 1 - Educação em Computação
Kenia Cox (Universidade Federal de Sergipe - Brazil), Fillipe Paz (Universidade Federal de Sergipe - Brazil)
Trilha 1 - Educação em Computação
Kenia Cox (Universidade Federal de Sergipe - Brazil), Alef Deus (Universidade Federal de Sergipe - Brazil), Leandro Neto (Universidade Federal de Sergipe - Brazil)
Trilha 1 - Educação em Computação
Albano. Goes. (UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA - Brazil), Emanuel Brendo (UFRA - Brunei Darussalam), Irvem Barros (UFRA - Algeria), Jean Rodrigues (UFRA - Algeria), Lariss Joevila (UFRA - Algeria), Maria Eduarda (UFRA - Algeria), Jonas Martins (UFRA - Algeria), Elbys Bastos (UFRA - Brazil)
Trilha 1 - Educação em Computação
Sergio Fred Andrade (UESC - Brazil), Daniel Lucas Santana Santos (UESC - Brazil), Marcos Sousa (Universidade Estadual de Santa Cruz - Brazil)
Trilha 2 - Usos das TICs na Educação
Jéssica Queiroz Barreto (Insituto Federal Baiano - Brazil)
Trilha 2 - Usos das TICs na Educação
Deborah Rodrigues (Instituto Federal Baiano - Campus Senhor do Bonfim - Brazil), Elane Silva (Instituto Federal Baiano - Campus Senhor do Bonfim - Brazil)
Trilha 2 - Usos das TICs na Educação
Tarso Coelho (Universidade Estadual de Santa Cruz - Brazil), Vanderlei Santana (Universidade Estadual de Santa Cruz - Brazil), Alvaro Coêlho (Universidade Estadual de Santa Cruz - Brazil)
Trilha 2 - Usos das TICs na Educação
Simone Silva (Universidade Federal de Sergipe - Brazil), Gilton Silva (UFS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - Brazil)
Trilha 2 - Usos das TICs na Educação
Jislane Menezes (Instituto Federal de Sergipe - Brazil), Wesley Bruno Oliveira (Instituto Federal de Sergipe - Brazil), Gilson Santos Júnior (Federal Institute of Sergipe - Brazil), Lauro Fontes (INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE - IFS - Brazil), Alisson Santos (Federal Institute of Sergipe - Brazil)
Trilha 3 - Inclusão Digital por TICs voltadas para o Ensino e Aprendizagem
Scheilla Rocha (Instituto Federal de Sergipe - Brazil), José Wilson Martins Filho (Instituto federal de sergipe - Brazil), Mário André Freitas Farias (Instituto Federal de Sergipe - Brazil), José Espínola da Silva Júnior (Instituto federal de sergipe - Brazil)
Trilha 4 - Relatos de experiência de Projetos de Extensão na área de Educação e Informática
Ícaro Alvim (Universidade Estadual de Feira de Santana ), Henderson Chalegre (Universidade Estadual de Feira de Santana ), Jussara Machado (Universidade Estadual de Feira de Santana - Brazil), Quézia Cardoso (Universidade Estadual de Feira de SantanA)
Trilha 4 - Relatos de experiência de Projetos de Extensão na área de Educação e Informática
Eneida Rios (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Brazil)
Trilha 4 - Relatos de experiência de Projetos de Extensão na área de Educação e Informática
Evellyn Oliveira (Imstituto Federal de Alagoas - Brazil), Eduardo Moraes (IFAL - Brazil)
Trilha 4 - Relatos de experiência de Projetos de Extensão na área de Educação e Informática
Lukas Teixeira Carvalho (Instituto Federal de Alagoas - Brazil), Mônica Cunha (Instituto Federal de Alagoas - Brazil)
Trilha 4 - Relatos de experiência de Projetos de Extensão na área de Educação e Informática
Algeir Sampaio (Universidade Federal do Piauí - Brazil), Tanires Ribeiro (Universidade Federal do Piauí - Brazil)