WEIBASE


Apresentação


O Workshop de Educação e Informática Bahia-Alagoas-Sergipe (WEIBASE) é um fórum regional que visa divulgar e discutir os avanços político-pedagógicos na educação superior e técnica em cursos de informática e o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação. O público-alvo deste evento é formado por coordenadores de curso, professores, estudantes e profissionais interessados em técnicas inovadoras voltadas à melhoria do ensino de informática e também no uso de tecnologias para o aperfeiçoamento de processos de ensino-aprendizagem. A programação do WEIBASE contará com a apresentação de artigos completos e de ferramentas computacionais de auxílio ao ensino de informática e das demais áreas do conhecimento. Para o evento, é esperada a submissão de artigos relacionados nas seguintes trilhas:

Trilha 1 – Educação em Computação

Destinada à pesquisas sobre o processo educacional na área de computação, tais como iniciativas de atração de talentos, educação inclusiva, currículos, infra-estrutura, integração academia-mercado e demais temas relacionados ao processo de ensino e aprendizagem na área.

Trilha 2 – Usos das TICs na Educação

Destinada à pesquisas sobre o usos das TICs no apoio à educação, tais como uso de jogos, redes sociais, plataformas de EAD, objetos de aprendizagem, bem como a educação digital, suas particularidades e inovações, formação de educadores e demais temas que destaquem o uso das TICs nos processos e metodologias educacionais. Espera-se ainda que os trabalhos desta trilha apresentem resultados importantes e que possam ser replicados em outros contextos.

Trilha 3 - Inclusão Digital por TICs voltadas para o Ensino e Aprendizagem

Destinada à pesquisas sobre o uso de tecnologias educacionais no apoio à inclusão digital, particularmente em ações de ensino e aprendizagem, tais como uso de software e hardware livre na educação, educação inclusiva por meio de TICs, robótica e demais projetos exitosos de inclusão digital.

Trilha 4 - Relatos de experiência de Projetos de Extensão na área de Computação.

Destinada a divulgar relatos de experiência de projetos de extensão na área de computação, com destaque aos resultados das ações desenvolvidas junto à sociedade. Ações de extensão que envolvam inclusão e letramento digital, disseminação de cultura digital por meio de blogs e mídias sociais e projetos de integração de comunidades apoiadas por tecnologias são algumas das linhas abordadas nesta trilha.

Independente da trilha, espera-se ainda que os trabalhos submetidos apresentem resultados consistentes, relevantes e replicáveis em outros cenários ou contextos.

A coordenação do evento pode, a seu critério, reclassificar um artigo submetido caso verifique a aderência do texto à trilha diferente da selecionada pelo autor.

Motivos para publicar no WEIBASE 2018:


O WEIBASE é um workshop que chega à sua 16ª edição, já consolidado como uma oportunidade para jovens pesquisadores apresentarem seus trabalhos e receberem importantes feedbacks de uma experiente equipe de avaliadores, que ajudarão a fortalecer ainda mais os seus trabalhos de pesquisa.

Serão premiados os três melhores trabalhos do workshop, levando-se em conta a nota do artigo na submissão e a nota da apresentação durante o evento. Além disso, Além disso, os 3 melhores artigos do Workshop serão convidados a publicar uma versão estendida do trabalho na Revista de Sistemas e Computação - RSC


Datas Importantes


20/06/2018 05/07/2018 – Prazo para submissão de trabalhos (até as 23:59 horas)
15/07/2018 20/07/2018 – Notificação de trabalhos aceitos
22/07/2018 27/07/2018 – Entrega da versão final dos trabalhos aceitos (até as 23:59 horas)
27/07/2018 – Prazo para inscrição de pelo menos um autor do trabalho aceito

Inscrições


Os autores dos trabalhos aceitos NÃO serão dispensados do pagamento da inscrição na ERBASE, nem do pagamento dos minicursos e laboratórios. Além disso, a publicação do artigo nos anais do evento está condicionada à inscrição de pelo menos um dos autores no evento e à apresentação do trabalho na ERBASE.


Submissão de Trabalhos


O artigo deve ressaltar os aspectos inovadores e contribuições no âmbito da educação em computação e do uso das TICs na educação. A submissão de trabalhos será exclusivamente eletrônica através do JEMS/SBC. O formato de submissão deverá seguir o estilo dos artigos da SBC. O artigo deve ser escrito em português ou inglês e enviado em formato PDF. O artigo deve conter no máximo 10 páginas, incluindo resumo, abstract, figuras, diagramas e referências. Os artigos selecionados serão apresentados em sessões técnicas e publicados em meio digital.

A publicação do artigo nos anais do evento estará condicionada à inscrição de pelo menos um dos autores no evento. A seleção de trabalhos será realizada a partir da revisão por membros do comitê de programa do WEIBASE 2018, sendo aceitos os trabalhos que atingirem os maiores índices, respeitado o limite máximo de apresentações definidas para o evento. No processo de revisão, cada trabalho será analisado por pelo menos dois revisores.

Além disso, os 3 melhores artigos do Workshop serão convidados a publicar uma versão estendida do trabalho na Revista de Sistemas e Computação - RSC

Para a submissão da versão final do artigo, os autores devem preencher e enviar também o termo de cessão de direitos autorais da SBC, que pode ser baixado aqui.


Trabalhos Aceitos


  • Ensinando Redes de Computadores utilizando Metodologia Ativa e Computação Desplugada

    Trilha 1 - Educação em Computação

    David Sodré (Universidade Federal da Bahia - Brazil)

  • Modelagem de Processos com o BPMN para a Melhoria de Processos Acadêmicos do IFS

    Trilha 1 - Educação em Computação

    Fabricio Oliveira (Instituto Federal de Sergipe - Brazil), Adriana Fontes (Universidade Federal de Sergipe - Brazil), Ana Carla do Nascimento Santos (IFS - Brazil)

  • Recompilação do Núcleo como Atividade Prática no gerenciamento de "Chamadas de Sistemas" no Ensino de Sistemas Operacionais

    Trilha 1 - Educação em Computação

    Ian Moreira (UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz - Brazil), Swami Lima (UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz - Brazil), Hamilton Brumatto (Universidade Estadual de Santa Cruz - Brazil)

  • Aplicação do Robocode como Instrumento para a Recepção de Calouros e Ensino de Programação de Computadores

    Trilha 1 - Educação em Computação

    Kenia Cox (Universidade Federal de Sergipe - Brazil), Fillipe Paz (Universidade Federal de Sergipe - Brazil)

  • Pensamento Computacional: uma Habilidade Essencial e seu Desenvolvimento através do Jogo COMPense

    Trilha 1 - Educação em Computação

    Kenia Cox (Universidade Federal de Sergipe - Brazil), Alef Deus (Universidade Federal de Sergipe - Brazil), Leandro Neto (Universidade Federal de Sergipe - Brazil)

  • Ensino da Computação em Espaços de Educação Não Formal: a experiência em um centro de referência de assistência social de um município paraense

    Trilha 1 - Educação em Computação

    Albano. Goes. (UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA - Brazil), Emanuel Brendo (UFRA - Brunei Darussalam), Irvem Barros (UFRA - Algeria), Jean Rodrigues (UFRA - Algeria), Lariss Joevila (UFRA - Algeria), Maria Eduarda (UFRA - Algeria), Jonas Martins (UFRA - Algeria), Elbys Bastos (UFRA - Brazil)

  • Uma abordagem para o ensino de teste estrutural baseada na integração dos testes caminho básico, todos-usos e análise de mutantes

    Trilha 1 - Educação em Computação

    Sergio Fred Andrade (UESC - Brazil), Daniel Lucas Santana Santos (UESC - Brazil), Marcos Sousa (Universidade Estadual de Santa Cruz - Brazil)

  • Tecnologias de Informação e Comunicação como instrumento para aprimorar a aprendizagem

    Trilha 2 - Usos das TICs na Educação

    Jéssica Queiroz Barreto (Insituto Federal Baiano - Brazil)

  • Desenvolvendo o Pensamento Computacional através da Eletrônica Digital

    Trilha 2 - Usos das TICs na Educação

    Deborah Rodrigues (Instituto Federal Baiano - Campus Senhor do Bonfim - Brazil), Elane Silva (Instituto Federal Baiano - Campus Senhor do Bonfim - Brazil)

  • Wordl School: dinamizando o Ensino de Língua Inglesa com gamificação

    Trilha 2 - Usos das TICs na Educação

    Tarso Coelho (Universidade Estadual de Santa Cruz - Brazil), Vanderlei Santana (Universidade Estadual de Santa Cruz - Brazil), Alvaro Coêlho (Universidade Estadual de Santa Cruz - Brazil)

  • Objetos Virtuais de Aprendizagem para Inclusão Digital: Uma Revisão Sistemática

    Trilha 2 - Usos das TICs na Educação

    Simone Silva (Universidade Federal de Sergipe - Brazil), Gilton Silva (UFS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - Brazil)

  • WNewbie: Ambiente Virtual de Atividades Gamificadas

    Trilha 2 - Usos das TICs na Educação

    Jislane Menezes (Instituto Federal de Sergipe - Brazil), Wesley Bruno Oliveira (Instituto Federal de Sergipe - Brazil), Gilson Santos Júnior (Federal Institute of Sergipe - Brazil), Lauro Fontes (INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE - IFS - Brazil), Alisson Santos (Federal Institute of Sergipe - Brazil)

  • L2: Aplicativo para aprendizagem de Língua Portuguesa para alunos surdos

    Trilha 3 - Inclusão Digital por TICs voltadas para o Ensino e Aprendizagem

    Scheilla Rocha (Instituto Federal de Sergipe - Brazil), José Wilson Martins Filho (Instituto federal de sergipe - Brazil), Mário André Freitas Farias (Instituto Federal de Sergipe - Brazil), José Espínola da Silva Júnior (Instituto federal de sergipe - Brazil)

  • Oficinas de Google Apps para facilitar a colaboração

    Trilha 4 - Relatos de experiência de Projetos de Extensão na área de Educação e Informática

    Ícaro Alvim (Universidade Estadual de Feira de Santana ), Henderson Chalegre (Universidade Estadual de Feira de Santana ), Jussara Machado (Universidade Estadual de Feira de Santana - Brazil), Quézia Cardoso (Universidade Estadual de Feira de SantanA)

  • Relato de Experiência Projeto de Extensão: Curso UX E UI Design

    Trilha 4 - Relatos de experiência de Projetos de Extensão na área de Educação e Informática

    Eneida Rios (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Brazil)

  • Análise do Impacto do Uso de Softwares Educacionais na Alfabetização Digital de Crianças

    Trilha 4 - Relatos de experiência de Projetos de Extensão na área de Educação e Informática

    Evellyn Oliveira (Imstituto Federal de Alagoas - Brazil), Eduardo Moraes (IFAL - Brazil)

  • Relato de Experiência sobre o Uso de Software para Construção de Atividades Visualmente Atrativas para Estudantes com Autismo

    Trilha 4 - Relatos de experiência de Projetos de Extensão na área de Educação e Informática

    Lukas Teixeira Carvalho (Instituto Federal de Alagoas - Brazil), Mônica Cunha (Instituto Federal de Alagoas - Brazil)

  • Animando o Contraturno: Utilizando Scratch na iniciação de crianças de 7 a 10 anos em Programação na Escola Pública

    Trilha 4 - Relatos de experiência de Projetos de Extensão na área de Educação e Informática

    Algeir Sampaio (Universidade Federal do Piauí - Brazil), Tanires Ribeiro (Universidade Federal do Piauí - Brazil)


Coordenação



Comitê do Programa


  • Adilson Santos - Centro Universitário Cesmac
  • Alcemir Santos - Universidade Federal da Bahia
  • Ana Claudia Martinez - Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Ana Luiza Souza Rolim - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco
  • Ângela Peres - Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas
  • Carlos Alberto Batista - Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina
  • Claudia Pinto Pereira Sena - Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Crescencio Lima Neto - Universidade Federal da Bahia / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
  • Dinani Gomes Amorim – Universidade Estadual da Bahia/ Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina
  • Eudis Teixeira - Instituto Federal do Sertão Pernambucano
  • Fabiana Bertoni - Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Fabricio Braga Soares de Carvalho - Universidade Federal da Paraíba
  • Francisco Kelsen Oliveira - Instituto Federal do Sertão Pernambucano
  • Gilson Santos Júnior - Instituto Federal de Sergipe
  • Iuri Souza - Universidade Federal da Bahia
  • Ivan Machado - Universidade Federal da Bahia
  • Ivanildo José de Melo Filho - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco
  • Jaziel Souza Lobo - Instituto Federal de Sergipe
  • João Carlos Sedraz Silva - Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Jose Valentim Dos Santos Filho - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Jussara Adolfo Moreira - Instituto Federal do Sertão Pernambucano
  • Laécio Costa - Instituto Federal do Sertão Pernambucano
  • Leonardo M. Medeiros - Instituto Federal de Alagoas
  • Luis Nícolas Trigo - Instituto Federal do Sertão Pernambucano
  • Luma da Rocha Seixas - Universidade Federal de Pernambuco
  • Marcio Araújo - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
  • Marcus Vasconcelos - Instituto Federal de Sergipe
  • Maria Celimar da Silva - Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina
  • Mário André Farias - Instituto Federal de Sergipe
  • Mônica Cunha - Instituto Federal de Alagoas
  • Renata Maria de Souza Santos - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
  • Roberto Tenório Figueiredo - Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina
  • Rodrigo Lins Rodrigues - Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Rossana Junqueira - Instituto Federal do Sertão Pernambucano
  • Thiago Mendes - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
  • Thiago Ribeiro - Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Ubirajara Santos Nogueira- Instituto Federal do Sertão Pernambucano
  • Vânia Lasalvia - Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina
  • Walter Sarinho - Centro Universitário de João Pessoa - Unipê
  • Wladia Bessa da Cruz - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas